Obras da cabeceira da ponte Stélio Cascaes Boabaid avançam para etapa de terraplanagem

As obras de construção da cabeceira da ponte Stélio Cascaes Boabaid, no lado que pertence a Capivari de Baixo, e o prolongamento da avenida Paulo Santos Melo avançaram para a etapa de terraplanagem. Os trabalhos foram retomados esta semana, após a estabilidade do tempo. Nesta fase, está sendo feita a remoção das lajotas e de parte do solo e, depois, será realizada a execução de base.

Nos últimos dias também foram superados os últimos entraves: a remoção do muro de uma residência e a retirada dos postes que estavam no caminho. Com isso, a empresa JR Construções, vencedora do processo licitatório e responsável pela obra, conseguiu concluir a etapa de implantação do sistema de drenagem com a colocação da tubulação em todo o trecho.

Depois de finalizada a etapa de terraplanagem, os trabalhos avançam para a construção da cabeceira em si com muro de terra armada e a pavimentação rígida com concreto no trecho da avenida Paulo Santos Melo que começa na rótula do bairro Santo André até a parte superior da ponte, incluindo um pequeno trecho que hoje é de lajotas.

A pavimentação será feita em duas partes. Como o material a ser utilizado na obra é concreto, será necessário aguardar 28 dias para a chamada cura do material. Desta forma, cada uma dessas etapas precisará deste período para sua finalização. Por fim, serão feitas as sinalizações viárias e serviços complementares.

Por causa dos atrasos causados pelas chuvas, a Prefeitura de Capivari de Baixo concedeu um aditivo de prazo de 90 dias para a construtora responsável pelo serviço. Agora, a conclusão dos trabalhos deve ocorrer até o fim de janeiro de 2024. A expectativa, no entanto, é que a obra seja entregue ainda este ano.

O Município está investindo R$ 3,5 milhões com recursos próprios na construção da cabeceira e no prolongamento da avenida Paulo Santos Melo. A via terá quatro faixas e o projeto inclui, ainda, calçadas e ciclofaixa.