Metas e estratégias para a política educacional são debatidas durante etapa municipal da Conae

O futuro da política educacional de Capivari de Baixo foi debatido por dezenas de pessoas durante a etapa municipal da Conferência Nacional de Educação (Conae) 2023. O evento, promovido pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, foi realizado na manhã desta terça-feira (17), no auditório da Univinte.

O principal objetivo do encontro foi discutir os rumos da educação brasileira e propor sugestões para a elaboração do Plano Nacional de Educação (PNE) para o período de 2024 a 2034. O PNE determina diretrizes, metas e estratégias em longo prazo. O tema da conferência é “Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso com o Futuro da Educação Brasileira”.

Na abertura da etapa municipal da Conae, houve duas apresentações artísticas dos professores da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Dom Anselmo Pietrulla e do Coral Brilho Juvenil, da mesma instituição de ensino.

A prefeita Márcia Roberg Cargnin destacou a importância da participação das pessoas para debater o desenvolvimento da educação no município e pediu aos presentes que estabeleçam metas responsáveis. “O momento é para refletir, estudar e traçar as metas dos próximos 10 anos. Eu peço que pensem bem, com bastante responsabilidade, pensando, não só no hoje, mas no futuro, nas condições de como vamos aplicar os objetivos estabelecidos”.

Durante o evento, o professor e coordenador da área da Educação da Amurel, Ailton Silveira Junior, falou sobre a importância de pensar a educação para os próximos 10 anos e orientou os participantes sobre o PNE. Também houve uma palestra com a professora e psicóloga Soraya De Pieri, com o tema “Inteligência Emocional: Caminho para a Felicidade”. Ao final da conferência, foram eleitos os nove delegados do município que irão participar da etapa regional da Conae.