Setembro Amarelo: Palestra nesta quinta-feira (14) fortalece a valorização da vida
O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a importância da prevenção ao suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito dessa realidade e suas formas de prevenção. Em Capivari de Baixo, o evento “Todos pela vida”, reunindo vários profissionais da área da saúde, faz parte da programação da campanha.
O encontro será realizado nesta quinta-feira (14), a partir das 13h30, no Teatro do Parque Diamante + Energia. A programação inclui palestras, roda de conversa, música, apresentação de dança e exposição de trabalhos realizados pelos pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps). O bate-papo será intermediado pela técnica de enfermagem Josiane da Silva João.
O evento é promovido pelo Parque Diamante + Energia em parceria com a Prefeitura de Capivari de Baixo por meio Caps. Confira abaixo quem são os convidados que estarão presentes:
- Alex do Girardi – tecladista voluntário;
- André Luiz – psiquiatra;
- Ariana Fraga – enfermeira e coordenadora do Caps;
- Dafna Rodrigues – produtora cultural;
- Josiane da Silva João – técnica de enfermagem;
- Karine Claudino Gaidzinski – psicóloga;
- Luciano Corrêa – psicólogo;
- Rejane Vieira Ferreira – artesã;
- Roberta Rodrigues – psicóloga;
- Viviane Pereira Alves – assistente social.
Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti estigma do mundo. Em 2023, o lema é “Se precisar, peça ajuda!”. A iniciativa chama toda a população a atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio, tema que ainda é visto como tabu.
É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha. Se informar para aprender e ajudar o próximo é a melhor saída para lutar contra esse problema tão grave.
Centro de Valorização da Vida
O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Os atendimentos acontecem 24 horas todos os dias. Caso você precise de ajuda ligue 188. Também é possível conversar pelo chat online e por e-mail no site do CVV.