Rede de proteção conclui capacitação para implantação do programa de Escuta Especializada

Uma rede de proteção está sendo formada para atender e ouvir de forma mais humanizada crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência em Capivari de Baixo. O grupo vai atuar no programa de Escuta Especializada, que está sendo implantado no município.

Durante três dias, as pessoas que fazem parte desta rede de proteção passaram por uma capacitação. Elas foram orientadas e treinadas sobre as melhores formas de atender crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. O objetivo é garantir que o sistema não crie mecanismos que levem esses jovens a revitimização quando passarem por esse tipo de situação.

O evento teve inicio na segunda-feira (28), no auditório do Parque Diamante + Energia, e seguiu nessa terça (29) e quarta-feira (30), na sede da Associação dos Servidores Municipais de Capivari de Baixo (Assemcap). Com a conclusão da capacitação, os profissionais estão habilitados para a realização da escuta de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de qualquer tipo de violência.

A capacitação foi conduzida pela psicóloga Francieli Benjamini. Ela atua na Polícia Civil desde 2015, possui pós-graduação em psicopedagogia e em psicologia transpessoal além de diversas certificações, entre elas, em Escuta Especializada pela Childhood Brasil.

Em Capivari de Baixo, a rede será formada por profissionais de órgãos públicos, instituições e entidades que atuam com crianças e adolescentes. Fazem parte servidores municipais das áreas da Saúde, Educação e Desenvolvendo Social, além de membros de entidades, como o Ceaca e a Apae, Conselho Tutelar e agentes das policias Civil e Militar.

Dessa forma, instituições e profissionais envolvidos no cuidado e no acolhimento de crianças e adolescentes atuarão de forma conjunta, cada um a seu modo, para garantir que o sistema adote métodos adequados para que elas possam ser ouvidas e tenham atendimento protetivo, humanizado e integral.

Desde 2019, Capivari de Baixo vem realizando uma série de ações para implantar o protocolo de Escuta Especializada no município. Um comitê foi instituído por decreto municipal para realizar este trabalho. Atualmente, o grupo responsável pela implementação do programa é formado pelas servidoras Louizi Cristina Eich, Renata Oliveira de Souza Roque, Saray Battistella e Simone Floriano.

Concluída a etapa de capacitação, o comitê se reunirá para avaliar e finalizar os procedimentos do protocolo. A expectativa é que em até 20 dias o serviço de Escuta Especializada esteja em pleno funcionamento em Capivari de Baixo.