Servidores serão capacitados para implantação do programa de Escuta Especializada no município

Desde 2019, Capivari de Baixo vem realizando uma série de ações para implantar o protocolo de Escuta Especializada. A iniciativa tem como objetivo integrar a rede de proteção para o atendimento de crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência.

Dessa forma, instituições e profissionais envolvidos no cuidado e no acolhimento dessas crianças e adolescentes atuarão de forma conjunta, cada um a seu modo, para garantir que o sistema não crie mecanismos que levem à sua revitimização. Em Capivari de Baixo, a rede de atendimento será formada por servidores da Saúde, Educação, Desenvolvendo Social e Segurança Pública.

Na próxima segunda-feira (28), das 8h às 17h, servidores que fazem parte da rede de atendimento receberão uma capacitação. O evento será realizado no auditório do Parque Diamante + Energia. Nos dias 29 e 30 de agosto, terça e quarta-feira, os técnicos que farão a escuta especializada no município seguirão com a capacitação. Estes dois encontros serão realizados na sede da Associação dos Servidores Municipais de Capivari de Baixo (Assemcap).

A palestra será ministrada pela psicóloga Francieli Benjamini. Atuando na Polícia Civil desde 2015, ela possui pós-graduação em psicopedagogia e em psicologia transpessoal além de diversas certificações, entre elas, em Escuta Especializada pela Childhood Brasil. Tem experiência em intervenções grupais, palestras e capacitações relacionadas à temática da violência e realiza treinamento teórico prático com profissionais da escuta especializada.

Escuta Especializada

A Lei nº 13.431, de 4 de abril de 2017, regulamentada pelo Decreto nº 9.603, de 10 de dezembro de 2018, criou o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente Vítima ou Testemunha de Violência, assim como estabeleceu os procedimentos da Escuta Especializada e do Depoimento Especial como métodos adequados para que crianças e adolescentes possam ser ouvidos.

A iniciativa deve estruturar e qualificar a atuação em rede, articulando, integrando e padronizando ações e procedimentos entre as instituições, equipamentos, serviços e programas que compõe a rede de proteção e sistemas de segurança e de justiça, com o objetivo de garantir o atendimento protetivo, humanizado e integral às crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.

Todos os municípios devem implantar o protocolo de escuta especializada. Em Capivari de Baixo, a iniciativa começou a ser estruturada em 2019. Um comitê foi instituído por decreto municipal para realizar esse trabalho. Atualmente, o grupo responsável pela implementação de Escuta Especializada é formado pelas servidoras Louizi Cristina Eich, Renata Oliveira de Souza Roque, Saray Battistella e Simone Floriano.