Procuradoria da Mulher é instalada em Capivari de Baixo

As mulheres de Capivari de Baixo passam a contar com uma estrutura exclusiva para zelar pela defesa dos seus direitos: a Procuradoria da Mulher. A sala de atendimento fica na Câmara de Vereadores do município. Entre suas atribuições, o local tem o objetivo de receber e encaminhar aos órgãos competentes as denúncias de violência e de discriminação.

A Procuradoria da Mulher é formada por uma procuradora e duas procuradoras adjuntas. Esses cargos devem ser, de preferência, sempre ocupados por vereadoras. Caso não haja mulheres eleitas, as vagas poderão ser ocupadas por vereadores. A escolha será sempre no início de cada legislatura.

O ato oficial de instalação da Procuradoria da Mulher foi realizado na noite dessa quinta-feira (10), no plenário do legislativo capivariense. A prefeita Márcia Roberg Cargnin prestigiou o evento e destacou a importância de criação de um espaço para acolher e ajudar as mulheres do município.

“As nossas mulheres vão ter uma porta aberta para recebê-las naqueles momentos que elas mais precisam. Se você precisar ir numa delegacia, quem vai atender? Muitas vezes são homens. E quando uma mulher é fragilizada por um homem ela não vai se abrir para outro homem. Ela vai precisar do carinho, do afeto, do sorriso de uma mulher. Capivari agradece todo esse trabalho em prol das nossas mulheres”, ressaltou a prefeita Márcia.

A Procuradoria da Mulher de Capivari de Baixo é formada pelas vereadoras Beatriz Alves de Souza, Edcarla Bitencourt da Silva e Heloisa Cardoso dos Santos Pereira. As mulheres que precisarem de atendimento devem ir até a sala do novo órgão na Câmara de Vereadores, que fica na avenida General Mendonça Lima, número 400, no Centro.

A secretária de Desenvolvimento Social Tayse Alves também participou do evento. Além das vereadoras do município, estiveram presentes ainda e compuseram a mesa de autoridades as delegadas regionais de Tubarão e Laguna, respectivamente, Carolini de Bona Portão e Vivian Selig; a deputada federal Geovania de Sá; a vereadora e procuradora da mulher de Balneário Camboriú, Juliethe Nitz; a presidente da OAB Por Elas, Patrícia Fileti; e a delegada da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (Dpcami) de Florianópolis, Ester Fernanda Coelho. O evento também foi prestigiado por vereadoras de cidades vizinhas e outras autoridades.