Crianças do CEI Pedra Santos de Souza acompanham e se encantam com processo de transformação das borboletas

A turma do Berçário II do Centro de Educação Infantil (CEI) Pedra Santos de Souza, no bairro Vila Flor, acompanhou o processo de transformação das lagartas em borboletas. A atividade foi realizada nas duas últimas semanas e deixou as crianças maravilhadas. A ideia surgiu do encantamento dos alunos pelas borboletas que estavam no pátio da creche.

Com isso, a professora Josiane Martins Anacleto Silveira trouxe um borboletário para o CEI e as crianças puderam ver de perto a metamorfose das borboletas. As lagartas foram retiradas da horta da creche e mostradas aos alunos.

A partir daquele dia, os pequenos cuidaram da alimentação das lagartas, colocando as folhas de couve no viveiro. Eles perceberam ainda que, posteriormente, elas as lagartas foram para os casulos e, por fim, após 15 dias, viram as borboletas surgirem e voarem pelo borboletário.

O objetivo da iniciativa é criar memórias afetivas nas crianças trabalhando situações de cuidado com a natureza e preservação do meio ambiente dentro e fora dos espaços escolares. A proposta está alinhada aos objetivos de aprendizagem da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A realização da atividade também contou com a participação das professoras Amanda de Souza, Ana Paula de Souza Camilo e Heloisy Rita Fernandes.