Idosos concluem curso de inclusão digital em Capivari de Baixo

A primeira turma do curso de Maturidade Digital realizado em Capivari de Baixo encerrou as aulas e seus 18 alunos idosos receberam o certificado de conclusão. A solenidade foi realizada na manhã desta sexta-feira (28), no Centro de Convivência da Terceira Idade. A iniciativa foi promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com o Senac.

O curso gratuito teve inicio no dia 22 de maio. Ao todo, foram 72 horas de aulas. Os encontros aconteceram nas segundas e sextas-feiras de manhã. O conteúdo programático incluiu noções básicas de tecnologia e redes sociais, permitindo a inclusão digital dos idosos. O curso é oferecido pelo Programa Senac Gratuidade.

“O conhecimento que envolveu os alunos foi de suma importância. Eles conseguiram se inteirar um pouco mais com as redes sociais, com as pesquisas na internet, aplicativos do dia a dia. Então, a gente trouxe conhecimentos voltados para a área da tecnologia como o computador e também um pouco de celular, que eles utilizam bastante”, explica a professora Josiane Cruz de Souza.

“Nós vimos o quanto esse curso foi importante para eles estarem sabendo lidar com o celular. É uma mensagem para o filho, enviar uma foto, conversar com as amigas. Isso nos gratifica muito mesmo”, destaca Marilene Duarte Cardoso (Dadá), diretora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e coordenadora do Grupo de Idosos.

Impacto positivo entre os idosos

Dilma Vargas Barcelos, de 85 anos, tirou da gaveta o celular que ela tinha há dois anos e agora usa o aparelho para se comunicar e se informar. “Eu não sabia nada sobre mexer no celular e agora eu já aprendi. Comecei do zero. Aprendi bastante coisinha aqui no curso. Dois meses e não perdi nenhum dia porque eu gostava mesmo”, conta.

Dilma participou do projeto ao lado da filha Elisabete Barcelos, de 65 anos, que já tinha alguma noção, mas aproveitou a oportunidade para se aperfeiçoar. “Alguma coisa os netos ensinam, mas muita coisa eu não sabia ainda e agora já sei. A gente manda recado uma para a outra. Valeu a pena a gente fazer”, diz Elisabete.

Além de todo o aprendizado conquistado nos últimos dois meses, o curso fortaleceu a integração entre os idosos que participaram do projeto.

Nova turma

Uma nova turma terá início no dia 2 de agosto. As inscrições seguem abertas aos interessados. Quem quiser fazer o curso deve procurar o Cras e preencher a ficha de inscrição. Os encontros aconteceram nas segundas e sextas-feiras de manhã, no Centro de Convivência da Terceira Idade. Ao todo, serão 72 horas de aulas. O Senac disponibiliza material e computadores e oferece todo o auxilio no processo de aprendizagem.