Nove casais iniciam capacitação no programa Família Acolhedora

Nove casais de Capivari de Baixo iniciaram a capacitação no terceiro curso de formação para novas Famílias Acolhedoras. A aula inaugural foi realizada na noite dessa quarta-feira (26), no Centro de Convivência da Terceira Idade. O objetivo é preparar essas pessoas para acolherem, de forma temporária, crianças e adolescentes que precisam ser afastados de sua família de origem.

Ao todo, a capacitação terá carga horária de 40 horas. Os encontros acontecem nas quartas-feiras, em uma semana, e nas terças e quintas-feiras, na outra semana, sempre às 19h. As aulas serão ministradas por assistentes sociais, psicólogos, advogados, nutricionistas, pediatra, entre outros profissionais. A iniciativa é promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social.

Estiveram presentes no evento de abertura da capacitação a prefeita Márcia Roberg Cargnin, a secretária de Desenvolvimento Social, Tayse Alves; a assistente social e coordenadora do Serviço de Acolhimento, Maira de Souza; o promotor de Justiça, Stefano Garcia da Silveira; e a presidente da Câmara de Vereadores, Beatriz Alves de Souza; além de vereadores e a equipe do Serviço de Família Acolhedora.

O programa foi implantado em Capivari de Baixo em 2019, mas foi efetivado em 2021, após a arrefecimento da pandemia de covid-19. Atualmente há cinco famílias acolhedoras no munícipio, sendo que quatro delas abrigam crianças e adolescentes.

Foto: Divulgação PMCB

Família Acolhedora

O acolhimento familiar é um serviço voltado para crianças e adolescentes que precisam ser afastados temporariamente de sua família de origem. Com isso, elas passam um período com uma família acolhedora onde recebem uma atenção individualizada. Esta medida é excepcional e provisória, e não deve ultrapassar 18 meses.

Diferente dos acolhimentos institucionais, em que há educadores contratados, nesta modalidade a criança ou adolescente é cuidada temporariamente por outra família, que faz parte do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora (SFA). Durante o período de acolhimento, ela assume todos os cuidados e a proteção da criança ou do adolescente.

As famílias acolhedoras recebem mensalmente da Prefeitura um salário mínimo por criança ou adolescente que abrigam. Em caso de o acolhido ter alguma necessidade especial, o valor é acrescido em 25%.

Além do amor e carinho que tem que estar presentes no ato do acolher, é necessário conhecer outras questões para se tornar uma família acolhedora e é para melhor esclarecer as pessoas interessadas que a Prefeitura de Capivari de Baixo está oferecendo esta formação.