Comorbidades: Saúde de Capivari de Baixo vacina moradores de 18 aos 39 anos

Letícia Alves Francisco( foto abaixo), 24 anos, é servidora pública e por ter hipotireoidismo, bronquite crônica e asma, aguardava com ansiedade o momento de tomar a vacina contra a covid-19, o que aconteceu hoje (31). “Tenho um amigo no Rio de Janeiro que tem 27 anos e lá ele se vacinou faz mais de um mês. Sei que cada cidade tem suas situações distintas, mas eu já estava agoniada”, desabafou Letícia, enquanto aguardava na fila de triagem para a verificação dos documentos exigidos.

 

Daiana Vieira Mendonça (abaixo). 39 anos, está em tratamento contra um câncer. Já enfrentou 10 sessões de quimioterapia, 28 de radioterapia, cirurgias e outras adversidades que a doença lhe impõe, mas não se deixou abater. Acaba de se formar em contabilidade e estava radiante de felicidade por poder receber a primeira dose da vacina. “Estou feliz. Vacina é vida. Espero que todas as pessoas possam ser vacinadas o quanto antes”, disse Daiana, enquanto era vacinada.

 

Em Capivari de Baixo, hoje foi dada continuidade à imunização contra a covid-19 do grupo de comorbidades, e estão sendo vacinados os moradores que têm entre 18 e 39 anos. O local é a Estratégia Saúde da Família (ESF) Centro II, na rua João Ernesto Ramos, no Centro, das 8h às 11h30, e das 13h30 às 18h.

Para quem perder este dia de imunização, ainda não foi definida uma nova data para o público-alvo, mas haverá a possibilidade de tomara vacina. Segundo a equipe da Vigilância Epidemiológica, estão sendo vacinadas somente as pessoas que apresentarem laudos médicos, receitas, comprovante de residência, cartão do SUS e RG, (de preferência, xerox).

 

O paciente tem que assinar uma declaração de veracidade (disponível no anexo em PDF abaixo) das informações e autenticidades dos documentos apresentados. Este procedimento é necessário para que haja um controle de fraudes, o que está ocorrendo em alguns municípios catarinenses nesta nova fase da campanha de combate ao novo coronavírus.