Vacinação contra a gripe é concentrada na ESF do Três de Maio

A Prefeitura de Capivari de Baixo, por meio da equipe da Secretaria de Saúde do município, comunica que houve uma mudança no local de aplicação de doses nesta segunda fase da campanha nacional de vacinação contra a Gripe, em curso desde o último dia 11. Agora, a imunização ocorre somente na Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro Três Maio (rua João Lucas de Medeiros, nº 443 – telefone: 3623-4996), das 7h às 11h30 e das 13 às 16h.

 

A doença contagiosa pode provocar três cepas do vírus (H1N1, H3N2 e Influenza B). Nesta etapa, os grupos atendidos são os idosos e professores das redes pública e particular. – das 8h às 11h30 e das 13h15 às 15h30). Idosos acamados foram contatados e foi feito agendamento para as aplicações em suas residências. Sobre os docentes, podem receber a vacina somente os que estão em atividade, portanto, aposentados ou afastados por motivo de doença não são contemplados nesta fase. A campanha destes grupos se estende até o próximo dia 8.

 

A recomendação dos órgãos de saúde é de que mesmo quem já tomou a vacina contra a Covid-19 deve se proteger também contra a gripe. O Ministério da Saúde orienta, no entanto, um intervalo mínimo de 14 dias entre as aplicações, independente da ordem de qual vacina for feita primeiro. Trata-se de orientação dos laboratórios das fabricantes das doses.

 

No caso do imunizante da Covid-19 de Oxford, que tem um intervalo de 12 semanas entre as duas doses, é possível fazer a vacina da Influenza em um período entre essas duas doses (respeitando 14 dias antes e depois). Já na CoronaVac, que tem um intervalo apenas de 28 dias entre as duas aplicações, a recomendação é que a pessoa priorize as duas doses da Covid-19 e, apenas duas semanas depois, procure a vacina da gripe.

 

Três etapas

• 1ª etapa – de 12 de abril a 10 de maio: crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde (25,2 milhões de pessoas);

• 2ª etapa – de 11 de maio a 8 de junho: idosos e professores (32,8 milhões de pessoas) – fase atual;

• 3ª etapa – de 9 de junho a 9 de julho: demais grupos prioritários, como pessoas com doenças crônicas, caminhoneiros, forças de segurança e pessoas privadas de liberdade (21,7 milhões de pessoas).