5.768 doses contra a Covid-19 já foram aplicadas em Capivari de Baixo
São quatro meses de vacinação da Covid-19 em Capivari de Baixo e quase seis mil doses aplicadas desde o último dia 20 de janeiro, quando o médico e prefeito Dr. Vicente Costa imunizou a primeira pessoa, Lucimar de Souza Mendes, técnica de enfermagem que trabalha há 20 anos na prefeitura.
Apesar de ter algumas comorbidades, Lucimar segue atuando na linha de frente no combate ao novo coronavírus desde o surgimento da pandemia, em março de 2020. “Chegamos à marca de 5.768 doses aplicadas em 120 dias. Se mantivermos esta média, e a tendência é que a produção da vacina aumente no país e, consequentemente, sejam enviadas em maior número a Capivari de Baixo, chegaremos no fim do ano com cerca de 20 mil aplicações, o que deixaria nossa população praticamente protegida da doença”, projeta.
A secretária de Saúde, Andréa Paes, destaca que há uma evolução significativa nas últimas semanas, tanto na quantidade da vacinação distribuída quanto na redução do número de casos. “Estamos progredindo de maneira positiva. Dessas quase seis mil doses, aproximadamente 1,5 mil capivarienses já tomaram as duas aplicações e já estão fora de perigo à infecção da Covid. No entanto, quero pedir para que a população siga com os protocolos de cuidados, como o uso da máscara, do álcool e manter o distanciamento social, evitando aglomerações, por exemplo”, orienta.
No boletim vacinômetro divulgado nesta sexta-feira (21), pela Vigilância Epidemiológica do município, foram 837 doses aplicadas em trabalhadores da saúde, sendo 386 imunizados com as duas doses necessárias. Da população quilombola estimada (505), 353 já receberam a primeira proteção. Dez profissionais de funerária já foram medicados com a primeira dose e seis com as duas aplicações. Já os idosos, maior público-alvo prioritário da campanha até aqui, a Secretaria de Saúde da Prefeitura já ministrou 3.449 primeiras doses. Nesta mesma faixa etária (acima de 60) foram aplicadas segundas doses a exatamente 1.046 moradores. Ainda há o grupo de idosos asilados (que vivem em abrigos ou casas de repouso) que já foram imunizados, aí somam a este público 19 primeiras doses e 18 segundas. Também há duas pessoas portadoras de deficiência (CR) que já estão protegidas com as duas doses e 25 profissionais da força de segurança, entre policiais e guardas municipais, que já receberam a dose inicial.
Fase atual
A etapa de vacinação em curso é para pessoas com algum tipo de comorbidade. Capivarienses com Síndrome de Down, pessoas com imunodeficiência e as que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC) já foram protegidas com a primeira aplicação. Agora, o público é o que contém comorbidades (ver o CID) entre 59 e 40 anos, que será vacinado até a próxima quinta-feira (27). Depois, a idade reduz gradativamente para 39 a 18 anos, porém divididos conforme a chegada das novas doses, o que deverá ocorrer entre a próxima sexta e a semana que vem.