Prefeitura presta homenagens neste Dia do Assistente Social
“Eles estendem as mãos a todos, independentemente de raça, cor, credo, classe financeira… São anjos da mediação, sempre em busca do bem-estar e da qualidade de vida. Atendem crianças, adolescentes, adultos e idosos. Transformam lágrimas em sorrisos, abrem leques de esperança. Obrigado pelo trabalho e dedicação de todos vocês”, reconhece o prefeito de Capivari de Baixo, Dr. Vicente Costa, em alusão ao Dia do Assistente Social, celebrado neste sábado (15).
A data comemora o profissional dos Serviços Sociais, dedicado na luta por melhores condições de vida, saúde e trabalho para os grupos mais desfavorecidos ou “à margem da sociedade”. É um membro ativo na luta pelos direitos humanos. Todos podem colaborar para construir um bom ambiente igualitário em uma sociedade, no entanto, os assistentes sociais se especializam (fazendo o curso de ensino superior em Serviços Sociais) em construir projetos e políticas humanitárias.
Somente na Secretaria de Assistência Social e da Família da Prefeitura são dez profissionais atuando em vários setores, coordenados pela titular da pasta, Samira Vargas Porto. “Nosso maior pagamento é quando nosso público-alvo alcança a vitória, passa a conviver em ambientes saudáveis, recebe amor e oportunidades. Nossa função é ajudar e assim estamos fazendo em todos os bairros e comunidades de Capivari de Baixo. Ainda há muitos projetos que colocaremos em prática de maneira mais ativa no pós-pandemia. Mas pode ter certeza que ninguém está ou é esquecido em nossa cidade, sempre há um sorriso, um abraço ou um aperto de mão disponíveis”, garante Samira.
Alessandra Francioni Silva, assistente social há 26 anos, é uma das mais experientes na área que atua na Prefeitura. Ela também é ex-secretária do setor. “Nosso trabalho é de grande importância, seja no atendimento à população vulnerável como no planejamento, organização e execução de ações, programas, projetos e serviços. Além disso, os desafios são diários no enfrentamento dos problemas que levam as famílias a nos procurarem”, resume. Alessandra complementa dizendo que o assistente social conquistou e criou atividades que resultaram em uma série de evoluções no atendimento, acolhimento e acompanhamento. “Nosso mercado de trabalho profissional e o desenvolvimento das ações socioassistenciais também tiveram modificações, sempre progressivas”, observa.
Origem do Dia do Assistente Social
O Dia do Assistente Social surgiu a partir da aprovação da Lei nº 3.252, de 27 de agosto de 1957, por meio do Decreto do Conselho de Ministros nº 994, de 15 de maio de 1962, que regulamenta e oficializa a profissão no Brasil.
No entanto, em 1993, a Lei nº 8.662, de 7 de junho de 1993, revoga a Lei de 1957 e aplica uma nova Lei de Regulamentação da Profissão. Portanto, em homenagem à regulamentação da profissão, em 1962, o dia 15 de maio é considerado o Dia Nacional do Assistente Social.
Assistentes sociais da Secretaria
• Alessandra Vieira Francioni Silva
• Daiani Antunes
• Elisiane Pessoa Kuerten Mainieri
• Janete de Oliveira Bento
• Patrícia Sachetti Calegari
• Mariela Elias
• Viviane Pereira Alves
• Luciane Ferreira Medeiros
• Mara Cristina Porto Pereira
• Maira de Souza