Estudantes participam de projeto que busca despertar potencial literário e se reúnem com escritores regionais

Estudantes das escolas EMEB Dom Anselmo Pietrula e EMEB Santo André, em Capivari de Baixo, estão tendo a oportunidade de conversar com escritores locais e conhecer melhor as obras de autores da região. Eles participam do projeto “Ler para melhor escrever – conhecendo a literatura através dos escritores regionais”, com o tema “O amor gera inclusão e respeito”. A iniciativa é desenvolvida pela Academia Tubaronense de Letras (Acatul) nas escolas.

O objetivo do projeto é despertar continuamente o potencial literário dos alunos. A Acatul ressalta que a escrita e a leitura de poemas, crônicas, contos, romances e outros gêneros literários aguçam a sensibilidade humana, agregando valor na competência ampla, refletindo na disciplina de estudos. O programa se estenderá pelos próximos quatro meses em escolas do município.

No último dia 5 de julho, duas turmas do nono ano do período matutino da EMEB Dom Anselmo Pietrula receberam os escritores José Warmuth Teixeira, Marilene da Rosa Lapolli e Gilmar Correa. Os três são membros da Acatul.

Nesta manhã literária, foi realizada uma roda de conversa entre os escritores e os estudantes que haviam lido as obras “Ana Rosa e seu Jardim” de Marilene da Rosa Lapolli, e “Alice – Redescobrindo os encantos da vida”, de Geraldo Souza Brasil. Neste encontro, a escola recebeu 18 exemplares de obras dos escritores que serão trabalhados ao longo do processo.

A articuladora do projeto na escola é a professora de Língua Portuguesa e Literatura, Magali Pickler Isidoro Pereira, que recebe o apoio e acompanhamento da gestora Maria Conceição Oliveira de Sousa, da professora assistente Rosana Cardoso da Silva e do professor de História, Frank Medeiros Calegari.

Sobre a Acatul

A Academia Tubaronense de Letras (Acatul) foi fundada em 29 de agosto de 2000, por iniciativa de 18 escritores, definindo em seu estatuto 30 cadeiras. Exerce o papel no apoio e cultivo das Letras. Sua sede atual está situada na Casa de Cidade, no Centro de Tubarão.

Desde a sua fundação, a Acatul vem colocando, como prioridade, integrar-se à comunidade tubaronense e regional no que se refere à Cultura e à Arte, em suas múltiplas faces. Cumpre, ainda, destacar o empenho em buscar espaços de parcerias junto às instituições educacionais e de natureza diversas, com ênfase para as escolas.