Julho Amarelo: Saúde reforça a prevenção e conscientização sobre as hepatites virais

Com foco na prevenção e conscientização das hepatites virais, a campanha nacional “Julho Amarelo” destaca a importância da testagem precoce e o tratamento da doença. Em Capivari de Baixo, a Secretaria de Saúde, por meio do Programa Municipal de IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais, promove uma série de ações em empresas e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

Nos dias 20 e 21, das 7h às 8h30, haverá uma palestra e entrega de material informativo e de prevenção na empresa Diamante Geração de Energia. No dia 22, a partir das 8h, serão realizados testes rápidos, orientações e entrega de material informativo no Crematório e Memorial São Mateus.

Ainda no dia 22, das 8h às 12h, uma equipe de Saúde participa do Social em Ação, no bairro Santa Lúcia. O evento acontece no ginásio da Escola Municipal de Educação Básica Dom Anselmo Pietrulla. No local, serão realizados testes rápidos além de orientações e entrega de material informativo. Por fim, no dia 28, a partir das 13h30, serão feitos testes rápidos e orientações na Diamante Geração de Energia.

Hepatites virais

As hepatites virais podem não apresentar sintomas durante um período da infecção e passam despercebidas pela maioria das pessoas que convivem com a infecção sem saber. Se não tratadas a tempo, essas doenças silenciosas podem causar sérios problemas à saúde como cirrose ou câncer hepático e, até mesmo, levar à morte. Por isso a importância da testagem para o diagnóstico precoce da doença e realização do tratamento adequado.

Além da testagem, existem outras formas de prevenção para essas infecções. Para a hepatite B há vacina oferecida gratuitamente na rede pública de saúde. A primeira dose deve ser aplicada no bebê logo ao nascer e as demais doses (vacina pentavalente) aos 2, 4 e 6 meses de idade. Pessoas não vacinadas nesta faixa etária podem receber a vacina em qualquer momento, independentemente da idade, em um esquema de três doses.

Outra medida de prevenção importante é o uso da camisinha em todas as relações sexuais. Além de evitar o compartilhamento de objetos como seringas, lâminas de barbear, material de manicure e pedicure e de uso pessoal, como escovas de dente.

É importante ressaltar que todas as UBSs de Capivari de Baixo e o Programa Municipal de IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais oferecem testes gratuitos para a população durante todo o ano. Nesses locais, as pessoas também podem pegar preservativos de graça. As três Salas de Vacina têm doses disponíveis do imunizante que protege contra a doença.

O Programa Municipal em ISTs /HIV/AIDS e Hepatites Virais atende de segunda a sexta, das 7h às 12h e das 13h às 16h. Ele está localizado na Vigilância em Saúde, na rua João Ernesto Ramos, 110, no Centro.

Ação nas empresas

Para além das atividades promovidas neste mês do Julho Amarelo, o Programa Municipal de IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais participa de diversos eventos e ações em empresas ao longo do ano, realizando testes e orientações. Os interessados em solicitar a participação da equipe de Saúde em ações semelhantes podem entrar em contato pelo telefone (48) 3623-0530.