Município oferece curso de capacitação para interessados em tornar-se famílias acolhedoras

A Prefeitura de Capivari de Baixo, através da Secretaria de Desenvolvimento Social está oferecendo um curso para capacitação de novas famílias acolhedoras.

O acolhimento é uma medida de proteção prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente para crianças e adolescentes que precisam ser afastados temporariamente de sua família de origem. Esta medida é excepcional e provisória, e não deve ultrapassar 18 meses. Existem três modalidades de acolhimento por medida de proteção, e o acolhimento em família acolhedora é uma dessas.

Diferente dos acolhimentos institucionais (em que há educadores contratados), trata-se de uma modalidade em que a criança ou adolescente é cuidada temporariamente por outra família: a família acolhedora. Essa família é parte do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora (SFA) e, durante o período de acolhimento, assume todos os cuidados e a proteção da criança e/ou do adolescente.

As famílias acolhedoras recebem mensalmente da Prefeitura um salário mínimo por criança  ou adolescente que abrigam.  Em caso de o acolhido ter alguma necessidade especial, o valor é acrescido em 25%.

Além do amor e carinho que tem que estar presentes no ato do acolher, é necessário conhecer outras questões para se tornar uma família acolhedora e é para melhor esclarecer as pessoas interessadas que a Prefeitura está oferecendo esta formação.

Ela é gratuita e inicia dia 26/07, às 19 horas, no Centro de Convivência da Terceira Idade, com carga horária de 40 horas.  Os encontros acontecem nas quartas-feiras, em uma semana, e nas terças e quintas-feiras, noutra semana, sempre às 19 horas.

Os palestrantes são assistentes sociais, psicólogos, advogados, nutricionistas, pediatra, entre outros profissionais.

Mais informações e inscrições pelo WhatsApp do setor: 48 99957-8313 e também no link: