Capivari de Baixo inicia hoje formação continuada sobre “Os africanos e seus descendentes no Brasil”
Capivari de Baixo inicia hoje (17) à noite a formação continuada voltada para professores da rede municipal de ensino com a temática “Os africanos e seus descendentes no Brasil”. O objetivo é oferecer aos participantes subsídios para trabalhar a Lei nº 11.645, que tornou obrigatório o estudo da história e cultura indígena e afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados.
A formação organizada por Manoel Machado Francisco, professor de matemática atualmente, com anos de experiência na educação básica é também um dos membros da Pastoral Afro Família Brasileira de Capivari de Baixo, além da participação das Zumbi Afro
. O conteúdo programático da formação continuada inclui diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros, a identidade e cultura negra na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil. Serão seis encontros com 3horas de duração, todos no auditório da EMEB Stanislau Gaidzinski Filho, às 19 horas.
Os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileiras e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados posteriormente no âmbito de todo o currículo escolar, em especial, nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileiras.