Atrações mobilizaram a comunidade capivariense no 31º aniversário do Município
Encerraram hoje (31) no final da tarde as disputas do torneio escolar de futsal feminino e masculino ginásio Juan Manuel dos Santos. Elas iniciaram às 08h e só pararam durante o almoço. A competição reuniu categorias de atletas de 10 anos, 11 a 12 anos.
O esporte deu o tom nas atividades preparadas para o 31º aniversário do município, iniciadas no dia 30, cedinho, às 7h, com uma alvorada festiva tocada por músicos de diversos municípios da região, pela avenida General Osvaldo Pinto da Veiga.
O ponto de chegada foi a frente do ginásio onde, em seguida, foram abertas as atividades alusivas ao aniversário. Neste momento a prefeita Márcia Roberg Cargnin fez algumas considerações acerca da data.
“Me sinto protagonista destes 31 anos de história pós-emancipação, e antes dela, pois desde 1982 comecei a atuar como professora. Nasci aqui, cresci, constituí família, tenho filhas, netos, enfim, sou partícipe da história deste lugar tão querido por nós. Minhas filhas estudaram aqui, meus netos estudam aqui e o que eu quis e quero para eles, para minha família, é o mesmo que eu, como prefeita interina, quero para qualquer cidadão de Capivari. Passado esse período turbulento, vamos trabalhar para colocar o município nos trilhos e buscar o melhor para a sociedade”, disse a prefeita.
Em seguida foi celebrada uma missa pelo padre Eduardo Bittencourt.
Após a missa interpretado o Hino de Capivari, com a participação de Sirlei Barcelos Corrêa, uma das compositoras da letra do Hino.
Na sequência iniciaram-se torneios de Canastra e Dominó (feminino e masculino) nas dependências do Cras, e torneio escolar de futsal (feminino e masculino), no ginásio Juan Manuel dos Santos, nas categorias: 13 a 14 anos, e 15 a 16 anos.
Professores conduziram apresentações dos alunos das escolinhas de Karatê e Jiu-Jitsu em frente ao ginásio, dando uma pequena demonstração de como se dão as aulas nestas duas modalidades.
À tarde, no Centro de Convivência da Terceira Idade, ex-prefeitos foram convidados para receber homenagens. Maria Sachetti, representando o ex-prefeito Nilton Augusto Sachetti (in memoriam) e o ex-prefeito Luiz Carlos Brunel Alves compareceram.
Secretários municipais, vereadores e o deputado Pepê Collaço estava entre as autoridades que prestigiaram a solenidade. Um bolo gigante de aniversário foi servido às centenas de pessoas presentes, entre elas os idosos que estavam participando dos torneios iniciados de manhã.
Medalhas foram entregues às duplas colocadas entre o primeiro e terceiro lugares.
Pouco depois das 17 horas iniciou a solenidade de entrega do prêmio Troféu de Mérito Esportivo Professor Vânio Espíndola, na estrutura montada em frente ao Ginásio Juan Manuel dos Santos. A comenda foi voltada a pessoas que se destacaram no esporte em 2022.
O Troféu busca trazer a oportunidade de resgatar o valor do esporte capivariense, desde a sua iniciação até o rendimento. Esse prêmio quer estimular o desenvolvimento do desporto municipal, promovendo o reconhecimento dos talentos esportivos da cidade, nas mais diversas modalidades, buscando sempre a participação de toda a sociedade.
O mesmo traz em seu nome a justa e merecida homenagem a um grande educador físico que lecionou em Capivari de Baixo, no Colégio Estadual Dr. Otto Feuerschuette, de 1973 a 2006, contribuindo para a formação de vários cidadãos capivarienses.
O primeiro dia de atividades encerrou com um culto evangélico, no mesmo local, com o pastor Dione Nascimento.