Com mais dois casos no bairro Santo André, Capivari atinge cinco focos confirmados de mosquito da dengue
A Vigilância em Saúde de Capivari de Baixo identificou mais dois focos do mosquito da dengue no município, desta vez no bairro Santo André. Outros três focos já tinham sido identificados no mês passado, no bairro Vila Flor.
No Santo André, as agentes de endemias constataram inicialmente um foco positivo da larva do Aedes Aegypti em uma armadilha, na terça-feira, e durante a varredura no raio de 300 metros do foco, as agentes encontraram mais um local com larvas do mosquito, próximo do primeiro.
Diante do segundo caso no bairro, as agentes fizeram então uma revisão de área e passaram a fazer uma varredura num raio de 50 metros, mais 300 metros do segundo ponto.
O trabalho foi interrompido nesta quinta-feira (6) diante da chuva, mas será retomado assim que as condições do tempo permitirem.
Apesar dos focos, não há nenhum caso de pessoas contaminadas pela dengue no município. Há dois casos suspeitos que aguardam o resultado de exames laboratoriais para confirmar ou não a suspeita.
Prevenção
A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando águas armazenadas que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.