Secretaria de Saúde fará Dia D para aplicar vacinas monovalente e bivalente
A Vigilância em Saúde de Capivari de Baixo lembra a população que no próximo sábado, 01 de abril, fará um dia D de vacinação contra Covid-19.
O objetivo fazer aplicação de vacina monovalente na população com idade entre 6 meses a 59 anos, não vacinada ou com esquemas vacinais incompletos.
Também é meta aplicar a vacina bivalente em pessoas com 60 anos ou mais; pessoas vivendo em instituição de longa permanência, abrigados e trabalhadores; imunocomprometidos (pessoas transplantadas, vivendo com HIV, doenças inflamatórias imunomediadas, imunodeficiências primárias, doença renal em hemodiálise, pacientes oncológicos que realizaram tratamento nos últimos seis meses, e pessoas com neoplasias hematológicas); gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente; população privada de liberdade ( maior de 18 anos); e funcionários do sistema prisional.
Estarão abertos os seguintes locais de vacinação: ESFs Santo André e Ilhotinha, além das salas de vacina da ESF Centro II, ESF Santa Lúcia e ESF Três de Maio, das 8 às 16 horas.
As equipes de Saúde da Família já estão há muitos dias trabalhando na divulgação nas comunidades e na busca ativa de todas as pessoas que estão na faixa etária para receber as doses das vacinas monovalente e bivalente contra Covid.
O publico-alvo já está sendo orientado pelas agentes comunitárias de saúde e outros profissionais do sistema público de saúde sobre a importância de manter o esquema contra Covid-19 atualizado, com o objetivo de aumentar a proteção da população, diminuir a mortalidade pelo vírus e não sobrecarregar os serviços de saúde.
Desde o início da pandemia, o coronavírus vem sofrendo mutações. Atualmente a variante que domina o mundo é a Ômicron, que é bem diferente do vírus original. As primeiras vacinas usadas no combate à pandemia, também chamadas de monovalentes, fornecem menos proteção frente à variante dominante, ainda assim as vacinas monovalentes continuam sendo eficazes contra casos graves, óbitos e hospitalizações.