Capivari de Baixo confirma terceiro foco de dengue no mesmo bairro

 

As Vigilâncias em Saúde de Capivari de Baixo identificaram mais um foco do mosquito da dengue, hoje (20) de manhã. A confirmação se deu à tarde após análises laboratoriais na própria Vigilância Epidemiológica do município.

 

Este é o terceiro foco encontrado no período de uma semana, todos no bairro Vila Flor. O terceiro local com larvas do Aedes Aegypti foi encontrado no momento que as agentes faziam a varredura num raio de 300 metros do segundo ponto encontrado. Os demais pontos onde foram coletadas larvas hoje deram negativo para a presença do mosquito da dengue.

 

Nesta terça-feira (21) iniciará uma nova varredura, mais uma vez num raio de 300 metros, a partir do terceiro ponto encontrado hoje.

 

A prefeita Márcia Roberg Cargnin e o secretário da Saúde Wagner Zoppelaro visitaram o local para acompanhar os trabalhos. Eles gravaram mensagens para os canais de comunicação da Prefeitura pedindo a colaboração da população quanto à manutenção da limpeza dos terrenos e casas.

 

As chuvas que acontecem entre os meses de janeiro e março ajudam no acúmulo de água em latas, embalagens, pneus, vasos de plantas, garrafas e copos plásticos, caixas d’água e cisternas descobertas, entre outros.

 

O mosquito Aedes aegypti, responsável pela dengue, e também pela zika e chikungunya, se reproduz em focos de água como esses citados acima. Por isso, o melhor meio de prevenção é combater esses focos e evitar a reprodução do inseto, já que não há cura para a infecção.