Secretaria de Saúde faz operação de combate à dengue, após alerta sanitário
A Secretaria de Saúde de Capivari de Baixo mobilizou toda a rede de agentes de combate a endemias, agentes comunitárias de saúde e outros profissionais da Atenção Básica e da Vigilância Epidemiológica para atuação mais intensificada durante toda esta quarta-feira (15), em um raio de 300 metros a partir do local onde foi encontrado um foco do mosquito da dengue (Aedes Aegypti), no bairro Vila Flor.
Como preconizam os órgãos de Vigilância quando identificado um foco, foi feita uma varredura em todas as residências, terrenos baldios e em empresas em busca de recipientes que pudessem conter água parada e, consequentemente, larvas do mosquito.
Até o final da tarde desta quarta não tinham sido encontrados outros pontos com larvas. O trabalho vai continuar nesta quinta-feira, pela manhã.
Cuidados
Imbituba, Tubarão, São Ludgero e Braço do Norte são considerados infestados pelo mosquito da dengue. As Vigilâncias em Saúde de Capivari de baixo alertam os moradores para seguirem as recomendações básicas que evitam a proliferação do mosquito.
Siga as dicas:
Verificar se a caixa d’água está bem tampada.
Deixar as lixeiras bem tampadas.
Colocar areia nos pratos de plantas.
Recolher e acondicionar o lixo do quintal.
Limpar as calhas.
Cobrir piscinas.
Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários.
Limpar a bandeja externa da geladeira.
Limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação.
Limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado.
Cobrir bem a cisterna.
Cobrir bem todos os reservatórios de água.
Recolher qualquer recipiente jogado em seu terreno que possa acumular água