Município recebe coletor de resíduos eletrônicos para retomada do Programa
A Prefeitura de Capivari de Baixo recebeu hoje (23) de manhã um coletor de resíduos eletrônicos, doado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina – IMA/SC. O equipamento será usado nas ações do Penso, Logo Destino (PLD), executada pelo IMA em parceria com órgãos governamentais e iniciativa privada do Estado.
O coletor entregue pelo coordenador regional do PLD da região da Amurel, engenheiro Bruno Sodré, à prefeita interina Márcia Roberg Cargnin, à coordenadora do PLD no município, analista ambiental Renata Porto Morais e integrantes da Comissão Municipal do PLD.
Outros municípios da região que integram o Programa também estão recebendo coletores, cada qual de acordo com a população local.
As ações que estão sendo implantadas atendem aos propósitos da Logística Reversa, um conjunto de procedimentos e meios para recolher e dar encaminhamento pós-venda ou pós-consumo ao setor empresarial para reaproveitamento ou destinação correta de resíduos.
De acordo com o coordenador estadual do Programa Penso, Logo Destino (PLD), servidor do IMA, Cícero Brasil, os coletores serão dispostos em pontos estratégicos dos municípios, devidamente sinalizados.
É o que ocorrerá em breve com o coletor recebido na manhã desta quinta. Segundo a coordenadora do PLD local, Renata Morais, a comissão já está tratando do recomeço das Ações do Programa, implantado no ano passado.
Em 2022, Cerca três mil lâmpadas, 80 kg de eletroeletrônicos e 32 kg de pilhas e baterias foram recolhidos, em Capivari de Baixo.
Neste ano os coletores vão receber equipamentos eletrônicos como CPUs, fontes processadores, telefones celulares, aparelhos de CD/DVD, impressoras, scanners, entre outros.