Vigilância em Saúde fará ação de conscientização para Infecções Sexualmente Transmissíveis

Uma equipe da Vigilância em Saúde de Capivari de Baixo, formada por profissionais ligados ao setor que trata das questões de Infecções Sexualmente Transmissíveis – ISTs, promove uma ação educativa de distribuição de preservativos e conscientização sobre a importância do sexo seguro, na próxima sexta-feira (17), a partir das 15h, no trevo principal de acesso à cidade.

O pedágio educativo se dá em razão do início do período carnavalesco, quando sabidamente há um aumento de casos de contaminação por infecções e doenças sexualmente transmissíveis devido ao não uso de preservativos.

 

O que são as ISTs

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos.

São transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação.

O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento e o tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS. Em Capivari de Baixo, o setor funciona junto ao Posto Central (ESF Centro II), das 8h às 12h e das 13 às 16h, de segunda a sexta-feira.

A terminologia Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) passou a ser adotada em substituição à expressão Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), porque destaca a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo sem sinais e sintomas.