Zico conquista segundo lugar no Mundial em Dubai e garante vaga nos Jogos Paralímpicos de Paris, em 2024

O paratleta capivariense Ezequiel de Souza Correa, o Zico, também coordenador de Esportes da Prefeitura de Capivari de Baixo, somou mais uma conquista em seu currículo, ontem, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

 

Ele conquistou o segundo lugar na Copa do Mundo de Supino, melhorando também a sua marca na barra e a posição no ranking. O paratleta, que disputa na categoria até 72 kg de peso pessoal, ergueu 180 kg. Com o resultado, Zico subiu do 9º ao 7º lugar no ranking paralímpico mundial, o que lhe garantiu vaga direta para os Jogos Paralímpicos de Paris, em 2024.

 

Ezequiel lidera o ranking na sua categoria no Brasil e na América do Sul. “Minha meta era ficar entre os oito mais bem colocados do mundo na Copa do Mundo, aqui em Dubai, o que já me garantiria vaga às Paralimpíadas de Paris, na França, em 2024. Ter conquistado o segundo lugar foi ainda mais significativo e nos enche de orgulho”, declarou o halterofilista.

 

Zico já tem seis títulos nacionais consecutivos e detém o recorde nacional na modalidade, além de colecionar troféus em Sul-Americano e outros certames.

 

Hemimelia fibular

Ezequiel de Souza Correa sofre de hemimelia fibular, uma malformação congênita que se caracteriza pela ausência parcial ou completa da fíbula, osso longo inferior do corpo humano, que junto da tíbia é responsável pela sustentação corporal. Ela pode ser uni ou bilateral, quando as duas fíbulas são atingidas. Segundo ele, isso nunca foi empecilho para se tornar um dos mais conceituados paratletas de Santa Catarina e do país.