Partida do inédito xadrez indoor marcou o início do projeto

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio da Coordenadoria de Esporte, promoveu na última quarta-feira (23) a primeira partida oficial do projeto xadrez indoor. O jogo ocorreu no ginásio poliesportivo Juan Manuel dos Santos, às 14 horas, entre as equipes da escolinha de xadrez da Prefeitura de Capivari de Baixo e a escolinha de xadrez do Ceaca, de Capivari.

A primeira partida do xadrez indoor se deu em um ambiente de muita interação entre os participantes e de troca de experiência entre os professores da modalidade.

A escolinha de xadrez da Prefeitura foi a vencedora da disputa desta primeira partida amistosa.

O jogo também serviu de demonstração aos interessados em ingressar no projeto de xadrez indoor, que a partir de 2023 será levado às escolas do município. “Nossa ideia é dar a oportunidade às crianças de aprender e praticar o xadrez de uma forma ais dinâmica, lúdica”, diz o idealizador do projeto, o servidor público Iranildo Argemiro, diretor de Desenvolvimento Econômico.

A apresentação do tabuleiro às autoridades e à imprensa ocorreu no dia 21 de setembro, quando as peças humanas foram dispostas pela primeira vez, em exibição comandada pelo professor Muriel Foizer.

O projeto é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Esporte, Cultura, Turismo e Tecnologia. O tabuleiro tem sete por sete metros e as peças utilizadas são humanas, distribuídas em uma lona de 9×9. Os capitães de cada time (do lado de fora) ficam responsáveis em decidir as jogadas, mas sempre alinhados com os jogadores, cada um buscando o melhor xeque-mate.

Estudantes das cinco escolas de educação básica da rede municipal, das quatro estaduais, do Ceaca e da Apae terão a oportunidade de participar de jogos oficiais, campeonatos internos e até mesmo disputas mesorregionais.