Atividade em escola traz inclusão

A Escola Municipal Santo André, em Capivari de Baixo, é uma unidade reconhecida por ser acolhedora e por quebrar preconceitos. Em mais uma atividade realizada, desta vez na disciplina de inglês, veio outra prova disso. O que parecia ser apenas um novo trabalho uniu ainda mais a turma, trouxe inclusão e superação.

 

A responsável foi a professora Gilsane Gaspar Laureano. “Nas aulas de inglês com o oitavo ano, estava trabalhando tradução e vocabulário através das músicas. Como queria atrair a atenção de todos, também inclui a dança e cada grupo pôde escolher uma canção para preparar a apresentação”, conta a professora.

 

E foi nesse momento que surgiu o maior desafio. Dentro da sala de aula tem um aluno cadeirante e que, normalmente, prefere mais observar a participar. “No início, ele meio que se esquivou, mas era preciso tirá-lo da zona de conforto e ampliar a sua capacidade, assim como de todos os demais alunos. Insistimos e ele aceitou”, relata Gilsane.

 

O menino Kauã de Oliveira Araújo e as colegas de sala Gabrielly Luiz de Aguiar e Angélica de Sousa Vieira escolheram uma música e começaram os ensaios. Outro desafio também precisava ser superado. A apresentação não seria em sala de aula, mas no pátio da escola para outros alunos. E isso gerou resistência não só do Kauã, mas da grande maioria do 8° ano.

 

No grande dia, Kauã surgiu entre Gabrielly e Angélica para a alegria de Gilsane e da professora de inclusão Albina Felisberto Costa, que também ajudou no processo. Inicialmente bem tímido, o menino, que passou boa parte da apresentação com as mãos nos bolsos da blusa, conseguiu sorrir. “Até o dia não sabíamos se ele realmente iria aparecer. Mas ele veio, participou e, o mais gratificante, foi vê-lo no final sorrindo. Foi visível o progresso durante todo o processo”, comemora Gilsane.

 

Ainda na sala de Kauã também há estudantes vindos da Venezuela. “Nossa língua é o português, estudamos inglês e eles falam espanhol. Precisamos sempre criar atividades que possam atrair a atenção de todos, estimular e melhorar a capacidade deles. E nos orgulhamos bastante do resultado”, acrescenta a professora.

 


DS Educação

A rede municipal de ensino de Capivari de Baixo faz parte do projeto Diário do Sul Educação. As escolas recebem o jornal para ser trabalhado em sala de aula em atividades com os alunos. Depois, os estudantes levam a edição para casa, como forma de ampliar o acesso à informação e o incentivo à leitura.

 

Fonte: Jornal Diário do Sul – 26/10/2022