Servidores participam, nesta sexta (21), de treinamento preventivo de combate a incêndio
Uma ação preventiva de combate a incêndio, o 1º CapFire, que terá treinamentos teórico e prático com participação de dezenas de servidores da Prefeitura de Capivari de Baixo, ocorre na manhã desta sexta-feira (21), no Centro de Convivência da Terceira Idade, a partir das 8h.
Com organização do Executivo e colaboração dos Bombeiros Militares de Santa Catarina, por meio do quartel da corporação no município, funcionários públicos de diversas secretarias terão a chance de estar no evento, e ainda receber certificados ao fim dos atos.
Este investimento em capacitação contínua dos colaboradores foi intensificado nos últimos dois anos, e abrange treinamentos on-line, híbridos e presenciais, a maioria no Estado, mas alguns fora também. O foco é ter um grupo de profissionais reciclados e muito bem preparados para o atendimento ao cidadão. São mais de mil servidores atualmente, a maioria em quatro secretarias: Educação, Saúde, Infraestrutura e Social.
A ação desta sexta, de acordo com um dos organizadores, o engenheiro de segurança do trabalho e engenheiro de produção da municipalidade, Felipe Pessoa, visa a conscientização de combate a incêndio em edificações e sinistros de menores vultos.
“Prevenir incêndios é tão importante quanto saber apagá-los ou, mesmo, saber como agir corretamente no momento em que eles ocorrem”, atenta Felipe, que traz números alarmantes no país. Em 2020, por exemplo, Santa Catarina foi o Estado com maior número de ocorrências de incêndios estruturais noticiadas, com 223, seguido por São Paulo (170) e Rio Grande do Sul, com 145. Roraima foi a unidade da federação com o menor número registrado: apenas quatro.
Haverá demonstração do uso de extintor com água pressurizada, extintor com gás carbônico, extintor com pó químico seco e extintor com pó químico especial.
PPCIP
Uma das intenções da Prefeitura é criar, em todas as edificações públicas, um Plano de Prevenção e Combate a Incêndio (PPCIP), onde estarão detalhados os procedimentos que deverão ser distribuídos para todos, contendo informações sobre todas as precauções necessárias, como: os cuidados preventivos; a conscientização sobre o planejamento de como atuar na hora do abandono do local de trabalho; a indicação de medidas práticas sobre o combate e o abandono.