Agentes de endemias participam de capacitação
As capacitações têm se tornado uma constante dos servidores públicos municipais de Capivari de Baixo desde o início do ano. “É um dos propósitos da gestão, ter um grupo técnico e amplamente qualificado”, pretende o prefeito Dr. Vicente Corrêa Costa.
Nos últimos dias, com aval do chefe do Executivo e também do secretário de Saúde Everson Martins, duas agentes de endemias participaram do Curso de Prevenção de Acidentes com Animais Peçonhentos e Venenosos, no Centro de Treinamentos QAP, em Tubarão.
As agentes Deise de Aguiar Venâncio e Tatiana Farias concluíram a capacitação e estão aptas para o atendimento de futuros casos no município.
Entre os módulos teóricos e práticos abordados, as servidoras se habilitaram em noções de Primeiros socorros em áreas remotas em atendimento às vítimas de animais peçonhentos e venenosos; Diferença entre esses animais, Sorologia aplicada nessas situações; Manifestação clínica local e tipos de serpentes; e Aracnídeos e animais venenosos de interesse em saúde.
O instrutor Luiz Maurílio Lemos dos Santos, biólogo capacitado no Instituto Butantan, em São Paulo (SP), foi o ministrante do curso. Ele é uma das autoridades no assunto na Amurel.