Outubro Rosa: Campanha resulta em 198 coletas de preventivo e 345 mamografias liberadas

O balanço da Campanha Outubro Rosa em Capivari de Baixo, encabeçada pela Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde, aponta números expressivos de atendimento às mulheres. Em três sábados especiais, quando foi feito um rodízio em todos os bairros do município, houve um total de 198 coletas de exames preventivos de câncer de colo de útero, além de 345 mamografias liberadas.

 

A coordenadora das Estratégias de Saúde da Família (ESFs), Caroline Zabot, destaca o envolvimento dos servidores na ação. “Foram diversas ações criadas para que pudéssemos chegar a dados tão consistentes. Também houve um domingo especial no Parque Ambiental, onde montamos uma tenda de atendimento com foco na campanha Outubro Rosa. Hoje, não há fila para mamografias em Capivari de Baixo”, realça a profissional.

 

O último posto que abriu no sábado foi o Santo André, dia 30, onde várias mulheres foram atendidas entre as 8 e 17h. Uma semana antes (23), a campanha ficou concentrada nas ESFs Três de Maio, Otto, Vila Flor, Ilhotinha e Centro I. As comunidades do Caçador, Santa Lúcia e Centro II foram assistidas no último dia 16.

 

Caroline emenda adiantando que já está sendo finalizado o planejamento dos eventos alusivos ao Novembro Azul, mês dedicado à saúde do homem e à prevenção do câncer de próstata, que é a segunda principal causa de morte por câncer em homens, atrás do câncer de pulmão. A cada 41, pelo menos um morrerá de câncer de próstata

 

Este tipo de exame é feito por meio de convênio com o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão, no qual as mulheres são atendidas na Unidade Oncológica (Unionco) da instituição, podendo, conforme diagnóstico, fazer todo seu tratamento pela rede do sistema público.

 

Sobre o câncer de mama

O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto.

 

A importância da mamografia

Segundo o Instituto Oncoguia, diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.

 

Conforme com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) das 11,5 milhões de mamografias que deveriam ter sido realizadas no ano passado, apenas 2,7 milhões foram feitas. A diminuição acentuada do exame é um fator de risco para milhares de mulheres e um alerta para a importância da campanha.