Semana Lixo Zero: Capacitação no Parque Ambiental marca 1º dia de ações

Educação ambiental e uma cidade sustentável, iniciativas públicas, privadas e comunidades unidas em prol do amanhã, de transformar Capivari de Baixo num modelo de preservação do ecossistema. Com este foco, nesta sexta-feira (22), a capacitação ministrada pela professora Fabiana Nogueira Caetano Mina abriu os debates da 1ª Semana Lixo Zero no município.

 

O evento ocorreu no Teatro do Parque Ambiental Encantos do Sul. O prefeito Dr. Vicente Costa e a vice-prefeita Márcia Roberg Cargnin fizeram questão de participar, juntamente com o presidente da Câmara de Vereadores, Wanei Fernandes, dentre outras autoridades.

 

Em seu discurso, o chefe do Executivo capivariense fez questão de pedir o apoio do público para que se possa construir, juntos, ações de preservação contínua. “Cuidar do nosso planeta é uma obrigação de cada um. Posso garantir que construiremos políticas públicas que venham a auxiliar este processo, no entanto, não adianta limparmos um bairro, um determinado local, uma praça ou terreno baldio… se na semana seguinte já nos deparamos com fogões, sofás, micro-ondas e tudo que é tipo de resíduo. Este é só um exemplo. É preciso iniciarmos preparando nossas crianças nas escolas, e assim faremos”, pretende Dr. Vicente.

 

Ele complementa ao afirmar que Capivari de Baixo foi, por muitos anos, uma das cidades mais poluídas do Estado, mas hoje a situação é diferente. “Nossa termelétrica utiliza filtros de última geração. A produção ficou moderna e os olhos voltaram à natureza ao nosso redor. Criaram praticamente o maior parque ambiental do Estado, hoje um orgulho da nossa cidade e oferecem uma série de  ações voltadas à ecologia. Tenho certeza que podemos, hoje ou muito em breve, ser um modelo também nesta área, pensando na geração do amanhã e nas suas sementes”, planta o prefeito.

 

Mutirão de limpeza

Neste sábado (23), haverá mais uma etapa do mutirão Cidade Limpa, esta alinhada às atividades agendadas na Semana Lixo Zero. Serão mais de 50 pessoas envolvidas de vários setores da prefeitura e parceiros, como a Ferrovia Tereza Cristina. Haverá recolhimento de resíduos e conscientização social.

 

Seminário

No mesmo local, no Parque, ocorrerá, na segunda (25) e na terça (26), um Seminário, também certificado e com total de seis horas, com vários painéis e palestras. Quem tiver interesse, basta acessar o linktr.ee ou o formulário no link: https://cutt.ly/aRzQpPx. As inscrições, sem custos, são limitadas a 100 participantes.

 

De acordo com a diretora do Meio Ambiente da Prefeitura, Camila Guimarães, o Seminário terá uma série de pautas, dentre elas a discussão do panorama geral das certificações pela Green Building Brasil; o futuro começa hoje – soluções construtivas ágeis (com a Brasil ao Cubo); o protagonismo na reciclagem de isopor e seu uso na construção civil (com a empresa Santa Luzia); e a logística reversa de componentes eletroeletrônicos na prática (com a empresa TF Sul). “É importante que todos tragam suas canecas de casa para os coffee breaks, já que é um evento sustentável”, observa Camila.

 

Envolvimento dos estudantes

Na programação, também está planejado um concurso literário com o tema: “Como é ser uma cidade sustentável e lixo zero?”, destinado a professores e alunos de séries finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), entre os dias 22 – lançamento – e 27 – entrega da premiação.

 

Objetivo

Inspirar gestores públicos, agentes políticos, empreendedores, empresas, instituições do terceiro setor, stakeholders, comunidade acadêmica, técnicos ambientais, consultores e profissionais da área sobre temas fundamentais da sustentabilidade, como o que envolve uma gestão de resíduos eficiente para cidades sob o Conceito do “Lixo Zero”, o evento é gratuito, será composto de palestras e cases práticos de gestão de resíduos e certificações na área de construção civil.