Capivari de Baixo já aplicou 22,5 mil doses na população; Saúde inicia imunização de doses de reforço
Estamos chegando a quase uma dose por habitante, proporcionalmente, se somarmos o número total de aplicações em Capivari de Baixo. São 22.501 picadinhas de esperança!
Até agora, conforme o boletim ‘Vacinômetro’ divulgado nesta quinta-feira (2), pela Vigilância Epidemiológica, 57,1% dos moradores já foram imunizados ao menos com uma dose contra a Covid-19. São 14.527 cidadãos beneficiados. Cerca de oito mil – mais precisamente 7.974 – já receberam duas doses.
Nesta semana, ocorre a imunização das pessoas de 16 anos ou mais. “Nosso empenho é gigantesco! Quero manifestar nossos sentimentos aos familiares e amigos das 80 pessoas que perderam sua vida em decorrência da Covid-19. Nunca os esqueceremos. A vacinação é a única forma de proteção. Não deixe de se proteger e, assim, proteger quem você ama”, orienta o prefeito Dr. Vicente Costa.
Reforço
Ainda teremos as chamadas doses de reforço (3ª dose para quem tomou duas), que já começou a ser aplicada nos moradores. Na quarta-feira (1º), esta modalidade foi iniciada em Santa Catarina contemplando os idosos acima de 70 anos, por aqui já foi dado start com os idosos de 90 anos ou mais. Quem recebeu a dose única (DU) da Janssen também terá que realizar o reforço para complementar o seu esquema vacinal. Esta vacinação ocorrerá de forma escalonada, por idade, da maior para a menor, conforme a disponibilidade de doses a serem encaminhadas pelo Ministério da Saúde:
a) idosos de 85 anos e mais;
b) idosos de 80 a 84 anos;
c) idosos de 75 a 79 anos;
d) idosos de 70 a 74 anos.
* O reforço dos Idosos tem que ser com laboratórios distintos respeitando o esquema vacinal com intervalo de seis meses após a 1ª dose.
Ex: Duas doses de AstraZeneca – reforço com Pfizer ou Janssen;
Ex: Duas doses de CoronaVac – reforço com Pfizer ou AstraZeneca;
Ex: DU Janssen – reforço com Pfizer.
Na foto abaixo, a cidadã que recebeu a primeira dose de reforço (3ª dose ou 2ª para quem recebeu a Janssen) em Capivari de Baixo, aplicada nesta quarta-feira (1º). A beneficiada é a senhora Francisca, de 99 anos. Neste domingo (5), ela completará um século.