Palestra sobre câncer de mama marca abertura do “Outubro Rosa”
O Outubro Rosa é um movimento conhecido e comemorado em todo o planeta desde o século 20. O nome remete a cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação de todas as pessoas na campanha. No Brasil, o movimento vem sendo adotado desde o ano de 2002, com o intuito de chamar atenção diretamente para a realidade atual da doença e para a importância do diagnóstico precoce. Por isso, a Prefeitura de Capivari de Baixo através da Secretaria de Saúde promoveu na manhã de hoje (6), palestra sobre DST e câncer de mama, que marcou a abertura da Campanha Outubro Rosa. O ato aconteceu no Posto Central e contou com a participação do prefeito Moacir Rabelo, secretários municipais, profissionais da saúde, além da comunidade. A campanha tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a população feminina a respeito da importância do diagnóstico precoce e prevenções referentes ao câncer de mama.
Durante a campanha serão intensificadas as ações voltadas à saúde feminina em Capivari de Baixo, com a intenção de promover a saúde e qualidade de vida desse público alvo.
Confira abaixo a programação completa do evento que ocorrerá durante o mês de outubro.
Até o final deste mês serão prestadas orientações sobre auto-exame de mamas, agendamento para exames preventivos para mulheres do município, avaliação clínica para solicitação de exames de mamografia em mulheres acima de 49 anos, ampliação para o acesso ao exame preventivo de câncer de colo uterino. As orientações sobre auto-exames de mamas serão feitas também nas demais unidades de saúde de Capivari de baixo.
No dia 16 de outubro está programada a Caminhada Rosa, com saída da Praça da Bandeira, às 15h.
No dia 22 de outubro, às 13 horas haverá mais uma palestra: “A importância do exame Papanicolau para uma detecção precoce do câncer de colo de útero”, com o médico Marcelo Dexheimer.
A programação do Outubro Rosa e a importância da prevenção contra os cânceres de mama e de colo do útero vão ser divulgadas também pelas agentes comunitárias de saúde do município.
Departamento de Comunicação