Sustentabilidade é tema da Semana da Pátria aberta hoje, em Capivari de Baixo
Com o slogan “o consumismo na contramão da sustentabilidade” foi aberta hoje (31) de manhã a Semana da Pátria 2015 em Capivari de Baixo, que busca provocar na sociedade capivariense uma reflexão acerca da sustentabilidade, o tema central do evento, neste ano. Este foi o foco principal do discurso da secretária de educação e Cultura, Márcia Roberg Cargnin, durante a solenidade de abertura, no Paço Municipal. O evento contou com a presença de outras diversas autoridades, entre secretários, vereadores e representantes de entidades. “É da nossa consciência cidadã que nasce a perspectiva de um amanhã. Que só existirá se tivermos uma postura condizente com aquela consciência: saber quem somos e o que queremos, e o que é preciso fazer para alcançar essa condição. A sociedade brasileira confia em suas forças. E presta o reconhecimento de sua homenagem ao patriotismo e ao valor cívico”, destacou Márcia em seu pronunciamento.
O prefeito Moacir Rabelo, também presente ao ato destacou as dificuldades que o país e os municípios passam, de uma maneira mais profunda nos últimos tempos, mas pediu perseverança e menos pessimismo na conduta de cada um. “Posturas de individualismo, egoísmo e pessimismo não ajudam em momentos de crise como agora. Vamos todos, dentro de seu ambiente de trabalho e de casa ser persistentes e perseverantes, fazendo e acreditando que é possível superarmos estes momentos de adversidade”, disse.
As considerações aconteceram após a execução do hino nacional brasileiro. Por último, o grupo de fanfarra da escola municipal Stanislau Gaidzinski Filho fez uma apresentação musical, regido pelo maestro Marivaldo Aguiar.
Amanhã a solenidade acontecerá em frente ao Ginásio Municipal Juan Manoel dos Santos e, além da comunidade em geral, convidada a participar, contará com alunos das escolas Stanislau Gaidzinski Filho, Dom Anselmo Pietrulla e crianças do serviço de Convivência, que farão apresentações artísticas.
No dia 3, quinta-feira, às 9h, a comunidade escolar da Vitório Marcon, da localidade de Ilhotinha promoverá as suas atividades juntamente com os alunos da Escola Pequeno Polegar e CEI Amélia Zanela Machado.
No dia 4, sexta-feira, a solenidade da Semana da Pátria acontece na Escola Municipal Santo André, às 9h, com a participação dos alunos e professores do CEI Odacir Emitério de Oliveira.
No dia 7 de setembro, segunda-feira, as atividades se encerram com os desfiles cívico, militar, escolar e comunitário. A partir das 14 horas, onde haverá o hasteamento da Bandeira, ao lado do palanque, na Praça da Bandeira, e em seguida a abertura, com a banda musical Santa Cecília.