Influenza: metade da população dos grupos prioritários já está vacinada
O Dia D de vacinação contra a gripe Influenza no último sábado levou centenas de pessoas aos nove postos de vacinação em Capivari de Baixo, preparados para aplicar a vacina. A boa procura das pessoas fez aumentar consideravelmente o percentual de pessoas vacinadas nos grupos prioritários, depois de uma semana de campanha, iniciada dia 4 de maio.
Após o Dia D o percentual médio de vacinação, somados os cinco grupos chega a 49,51%. Individualmente, o índice ficou assim: crianças na faixa etária de seis meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), 38,24%; trabalhadores na saúde, 53,52%; gestantes, 32,64%; puérperas, 56,41%; idosos, 57,38%.
A exemplo do que ocorreu entre o dia 4 e 8 de maio, de hoje (11) até dia 22 de maio, quando encerra a campanha, a vacina será disponibilizada apenas no ESF’s do Bairro Três de Maio e no Posto Central, das 8h às 17h. “Nosso índice de vacinação é bom, mas conclamo as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários que ainda não se vacinaram para que não descuidem, nem deixem para procurar os locais nos últimos dias. Existem vários tipos de vírus da influenza e a cada ano novos tipos desses vírus aparecem. Os grupos prioritários são justamente formados por pessoas mais suscetíveis à gripe, então é importante a imunização para evitar problemas maiores”, alerta a secretária de Saúde, Cristina da Silveira (Tininha).
O prefeito Moacir Rabelo da Silva percorreu alguns postos para acompanhar o trabalho dos profissionais de saúde.
Departamento de Comunicação – Decom