Capivari de Baixo promove Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa
A Prefeitura de Capivari de Baixo juntamente com a Secretaria de Assistência Social e o Conselho Municipal do Idoso, realizará a Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa nos próximos dias 13 e 14 de maio, no Centro de Convivência da Terceira Idade. Com o tema “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – por um Brasil de todas as idades”, o encontro iniciará na próxima quarta-feira, dia 13, com abertura às 19h30min, seguida de uma apresentação musical, e posteriormente, palestra motivacional com o psiquiatra Gilberto Giovanetti. Às 20h30min haverá homenagem aos fundadores da Associação Unidos da Terceira Idade e às 20h45min será servido um coquetel aos participantes.
Na quinta-feira (14), às 8h, haverá o credenciamento; às 8h30min, leitura e aprovação do regimento interno; às 8h45min, a palestra com o tema central do encontro “Protagonismo e Empoderamento da pessoa Idosa – por um Brasil de todas as idades”, conferenciada pela professora Elivete Cecília de Andrade, mestre em Serviço Social; às 9h45min, intervalo; às 10h, debate; às 10h30min, formação dos grupos de discussão: eixo 1 – gestão (programas, projetos, ações e serviços); eixo 2 – financiamento (Fundos da Pessoa Idosa e Orçamento Público); eixo 3 – participação (Política e Controle Social) e eixo 4 – sistema de garantia de direitos humanos. Às 12h intervalo para o almoço.
Às 13h30min começa a discussão dos trabalhos em grupo; às 14h30min, apresentação e deliberação sobre as propostas; às 15h30min, intervalo; às 16h eleição dos delegados e às 17h encerramento.
A Conferência é um momento para os idosos discutirem as políticas públicas e proporem novas ações para o fortalecimento da rede de proteção ao idoso, e de conferir e avaliar o que está sendo realizado. “O debate tem o objetivo de sensibilizar as instituições, a sociedade e os próprios idosos sobre a importância da sua participação ativa no meio social. É importante que a pessoa idosa seja protagonista na efetivação dos seus direitos. Nosso objetivo é romper com os preconceitos de que o idoso é inativo ou incapaz”, afirma a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Roberta Rodrigues Costa.
Arquivos