Quase 3 mil estudantes são beneficiados com ações de Saúde criadas pela Prefeitura

A Prefeitura de Capivari de Baixo deu corpo à série de ações, neste segundo semestre, envolvendo as secretarias da Saúde e da Educação, beneficiando quase três mil estudantes das 14 unidades de ensino da rede (creches e escolas).

 

As atividades ocorrem no âmbito do Programa Saúde na Escola (PSE), iniciativa intersetorial dos Ministérios das duas Pastas, e que tem a finalidade de contribuir para o pleno desenvolvimento discente na rede pública da educação básica, por meio da articulação entre os profissionais da Atenção Primária à Saúde e do ensino.

 

Cada unidade escolar tem autonomia para definir suas ações após alinhamento de cronograma junto à Secretaria Municipal de Saúde.

 

O Centro de Educação Infantil (CEI) Anita Brunel Alves, no bairro Três de Maio, por exemplo, inicia suas atividades nesta quarta-feira (31), com uma palestra sobre a Covid-19 e os diversos aspectos que envolvem a doença que acabou se tornando pandêmica. O ato será ministrado pelo odontólogo Bruno Gelosa e pela técnica de saúde bucal, Grasiela Firmo.

 

No próximo dia 14, esta mesma creche também fará antropometria (conjunto de técnicas utilizadas para medir o corpo humano ou suas partes) das crianças. No dia 21 de setembro, ocorrerá outra palestra, desta vez sobre alimentação saudável e, logo no início de outubro, o CEI terá verificação completa da situação vacinal das crianças.

 

Suplementação

Recentemente, a Prefeitura intensificou o programa de suplementação de Vitamina A para estudantes cadastrados no CadÚnico nacional. Foram beneficiadas 112 crianças de 0 a 2 anos. É administrado, via oral, por profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e pelo Departamento de Nutrição da Secretaria Municipal da Educação.

 

Esta compõe um programa federal para reduzir a mortalidade. O complemento alimentar ajuda a fortalecer o sistema imunológico, minimiza a gravidade de infecções e auxilia no crescimento.

 

As famílias precisam levar a Carteira de Vacinação, pois é feito registro das crianças de 0 a 11 meses com um tipo de suplementação (dose única) e, para crianças de 12 a 24 meses, são duas doses a cada seis meses.

 

Mutirão da vacinação

Nesta segunda (29), as secretarias municipais da Saúde e da Educação iniciaram outra grande atividade conjunta nas 14 unidades de ensino da rede municipal. O foco é atualizar a caderneta de vacinação, inclusive com aplicação de doses contra a Covid-19. Os pais recebem comunicados prévios de todas as ações.