Prefeitura intensifica projeto de segurança no transporte escolar

Com foco na proteção de centenas de estudantes que utilizam, diariamente, o transporte escolar na ida e vinda às unidades públicas de ensino, a Prefeitura de Capivari de Baixo iniciou um projeto de acompanhamento e segurança viária nos horários de entrada e saída de turnos.

 

Este planejamento já está em pleno funcionamento desde o início de junho e ganha ainda mais corpo a cada semana. A ação envolve profissionais da Guarda Municipal e da Secretaria da Educação.

 

Conforme a gerente administrativa da Pasta, Maria Lúcia Barcelos Rosa, a Malú, esta parceria na gestão do transporte escolar gera mais segurança neste acompanhamento das rotas escolares, que é um trabalho de ampla responsabilidade e, geralmente, feito em horários de pico no trânsito. “Iniciamos o projeto no início do mês e a Guarda irá intensificá-lo para orientar e direcionar boas condutas”, resume Malú.

 

O setor de transporte é responsável pelo controle de toda a frota de veículos escolares, o transporte dos alunos e o gerenciamento das atividades e dos profissionais que atuam diretamente na condução viária da comunidade escolar. Atua consorciado ao Departamento de Transportes, na Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Segurança Pública.

 

Geralmente, o público-alvo que mais utiliza este tipo de serviço são os estudantes das cinco escolas com ensino fundamental da rede municipal: Dom Anselmo Pietrulla, Stanislau Gaidzinski Filho, Santo André, Vitório Marcon e Pequeno Polegar.

 

A orientação é que o motorista que estiver logo atrás de um coletivo com alunos aguarde, com o pisca-alerta ligado, a descida ou subida de todos até que o ônibus siga o seu caminho, evitando ultrapassar, justamente para que se evite atropelamentos, por exemplo.

 

Patrulhamento Preventivo escolar

Lei n° 13022, de 8 de agosto de 2014.

Capítulo lll

Das competências

 

XVIII – Atuar mediante ações preventivas na segurança escolar, zelando pelo entorno e participando de ações educativas com o corpo discente e docente das universidades de ensino municipal de forma a colaborar com a implantação da cultura de paz na comunidade local.