Escoteiros conhecem Sambaqui de Capivari de Baixo de 3,9 mil anos

Um grupo de escoteiros de Capivari de Baixo participou, neste fim de semana, da Palestra Sambaqui no meu Bairro – Educação Ambiental e Patrimonial, ministrada no Parque Encantos do Sul e com saída de campo para o Sambaqui Capivari I, que tem cerca de 3,9 mil anos e fica localizado bem no centro da cidade.

 

Esta foi uma das inúmeras atividades que ocorrem na Semana Municipal do Meio Ambiente (Sema) – de 1º a 8 de junho.

 

De acordo com a arqueóloga e historiadora Bruna Cataneo Zamparetti, do Grupo de Pesquisa em Educação Patrimonial e Arqueologia (Grupep), os sambaquis são montes de conchas, intencionalmente construídos por grupos indígenas que viviam em nosso território há milhares de anos, ou seja, são vestígios de uma história muito antiga.

 

Em Capivari de Baixo há três sambaquis. “Ações educativas junto à comunidade, escolas e demais grupos são muito importantes. Pensando nesta necessidade de integrar a voz dos moradores vizinhos aos sítios nas ações de valorização desse espaço, o meu projeto de doutorando formou um grupo de capivarienses para desenvolver, de forma conjunta e colaborativa, um programa de valorização da área desses sambaquis, com enfoque no Capivari I, que está mais acessível às pessoas”, informa a arqueóloga.

 

Ela complementa que esses espaços ainda são alvos de depredação, principalmente pelo descarte incorreto de lixo no local. “Diante da relevância dessa temática e da necessidade de melhorias e valorização, estabelecemos uma valiosa parceria com o Conselho Municipal de Meio Ambiente (Condema), para um trabalho conjunto sobre esses espaços que compõem a nossa paisagem, que tanto dizem sobre um ambiente antigo, e que são impactados diariamente com as formas incorretas, bem como as problemáticas decorrentes, como lixo e entulho”, alerta Bruna.

 

Os escoteiros não são receptores passivos do conhecimento acadêmico da arqueologia, pois podem atuar e ajudar a transformar essa realidade. O diretor técnico do 18º Grupo Escoteiro Carijós, Mário Sérgio Rodrigues, observa que a Semas é uma data especial para o seu movimento, que tem como uma das leis o ‘Escoteiro amigo dos animais e plantas’.

 

“Tivemos um dia especial. Lobinhos, sênior, pais e voluntários conquistaram amplo conhecimento nesta palestra sobre os sambaquis e a importância da conservação. Foram três horas mágicas. Tudo isso ajuda na progressão pessoal do jovem, na indução das atividades em equipe e a certeza que nossos jovens de hoje serão adultos melhores amanhã. Estamos sempre alerta para servir”, finaliza Mário Sérgio.

 

O município deve adotar a Semana Municipal do Meio Ambiente como data oficial das grandes ações desencadeadas no ano.

 

Confira a programação desta terça (7) e quarta (8)

07/06 – Terça-feira

• Ecoponto 1 (CDL)

• Ecoponto 2 (Ginásio)

• Ecoponto 4: Fucap

• Palestra: A importância da  conservação ambiental para a melhoria da qualidade de vida no seu bairro.

Palestrantes: Polícia Militar Ambiental e Defesa Civil Regional

Horário: 19h30h

Local: Associação de Moradores do Bairro Santo André (Ambasa)

 

08/06 – Quarta-feira

• Ecoponto 1 (CDL)

• Ecoponto 2 (Ginásio)

• Ecoponto 4: Fucap

• Atividade: Exposição de animais peçonhentos e atividade sobre o Aedes aegypti e Leptospirose.

Palestrantes: Vigilância em Saúde

Horário: das 8h30 às 11h30

Local: Frente do Ginásio Juan Manuel dos Santos

• Tenda com os Protetores Ambientais, distribuição de cartilhas

Local: Frente ao Ginásio Juan Manuel dos Santos

Horário: 13h30 às 17h.