Estudantes de Capivari de Baixo participam da 1ª aula do Curso de Robótica

Quarenta estudantes de 8° e 9° anos de escolas da rede municipal de Capivari de Baixo começaram a participar, nesta segunda-feira (6), do Curso de Robótica ministrado por professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (Ifsc). A ação foi possível após adesão de um termo de cooperação técnica com a instituição, uma das mais renomadas do país no setor.

 

De acordo com a diretora de Ensino da Secretaria da Educação, Carina Sousa da Silva, serão seis encontros deste grupo discente, todos às segundas-feiras. “Em um primeiro momento, alunos das escolas Vitório Marcon e Santo André participam. Na segunda turma, será a vez de estudantes das escolas Dom Anselmo Pietrulla e Stanislau Gaidzinski Filho”, agenda a profissional.

 

Segundo o prefeito, Dr. Vicente Corrêa Costa, este curso é mais uma conquista do avanço já demonstrado na Educação pública de Capivari de Baixo, que atua na constante busca por modernização e de novas ferramentas didáticas e/ou curriculares que possam agregar conhecimento às crianças e adolescentes e, assim, mais oportunidades no futuro mercado de trabalho.

 

A vice-prefeita, professora Márcia Roberg Cargnin, prestigiou esta primeira aula e comemora a adesão da rede municipal ao Projeto ‘Robótica na Escola: Programando o Futuro’. “É interessante que não há ônus a nenhuma das duas instituições, portanto sem custos ao Executivo ou ao Instituto Federal, muito menos aos estudantes. Ao final de cada turma, as certificações serão entregues”, destaca a gestora.

 

O curso terá carga horária total de 20 horas. É voltado à iniciação tecnológica com foco no ensino de programação aplicada. As aulas ocorrem nos Campi do Instituto Federal de Tubarão ou de Garopaba, ou até mesmo em espaço preparado nas escolas pela Secretaria da Educação.

 

A vereadora Beatriz Alves de Souza foi um dos principais elos entre Prefeitura e Ifsc no período pré-convênio. Ela apoiou para que esta nova modalidade extracurricular pudesse ser concretizada e saísse do papel, beneficiando dezenas de adolescentes.