Futuros Protetores Ambientais participam de aula inaugural

O Programa Protetor Ambiental (Proa), da Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina, foi retomado em Capivari de Baixo após um período inativo devido à pandemia. Em convênio com a Prefeitura neste ano, a aula inaugural da nova turma ocorreu na noite desta segunda-feira (23), no Centro de Convivência da Terceira Idade.

 

O evento reuniu os 30 alunos, professores, policiais, membros da Secretaria da Educação, grande parceira do Programa, pais e amigos. O processo seletivo dos estudantes de 12 a 14 anos de escolas públicas, foi finalizado no início deste mês.

 

A turma recebeu um kit com os uniformes tradicionais camuflados e outros materiais, e já teve as primeiras noções mais aprofundadas sobre o meio ambiente. Algumas réplicas de animais ficaram expostas para compartilhar conhecimento com os adolescentes. Integram o grupo alunos de escolas das redes municipal e estadual.

 

O Proa tem o intuito de obter planejamento e ações em todas as áreas, formandos bons cidadãos do futuro. A turma realizará saídas de campo, viagens de estudo, limpeza de mananciais, blitze ecológicas e atividades de cunho social com as comunidades onde vivem.

O Programa surgiu em 1999 e, ao longo da sua história, cresceu e já formou centenas de alunos formados no Estado, inclusive em Capivari. São atividades pedagogicamente definidas, padronizadas e delineadas com o propósito de contribuir na prevenção primária das agressões humanas ao meio ambiente e à reprodução de comportamentos adequados à preservação da vida em todas as suas nuances.