Novo ‘lar’: Árvore é transplantada em megaoperação de sete horas
Nas próximas semanas, o local da cabeceira Norte da Ponte Stélio Cascaes Boabaid, no bairro Santo André, em Capivari de Baixo, já deverá receber os primeiros operários da empresa Traçado, vencedora da licitação para erguer a travessia de 200 metros que ligará a cidade termelétrica e Tubarão.
A construção iniciou neste mês do lado tubaronense. O contrato prevê a entrega para dezembro de 2023, mas, de acordo com o prefeito Dr. Vicente Corrêa Costa, a ponte deverá ser inaugurada antes devido ao histórico positivo da licitante. Um dos entraves que impedia o começo dos trabalhos no lado capivariense era uma árvore da espécie Flamboyant (flores vermelhas), nativa da Mata Atlântica, que estava bem no caminho da obra. Nesta segunda-feira (25), foi realizado o transplante da árvore para o Parque Ambiental Encantos do Sul em uma delicada operação que durou sete horas.
A equipe do Parque fica responsável por sua manutenção, e o procedimento requer muitos cuidados, já que é uma planta que necessita de solo úmido e boa terra. A equipe do Departamento do Meio Ambiente acompanhou todo o procedimento desde às 6h. O diretor do setor, Deiviti Martins, explica que além desta, outras 43 árvores terão que ser suprimidas para dar espaço ao canteiro de obras da ponte. Este processo já ocorrerá nos próximos dias. “Todas as licenças ambientais já foram adquiridas junto ao IMA”, garante.
A engenheira agrônoma Cariny Figueiredo foi a responsável técnica pelo transplante. Ela destaca que tudo ocorreu como planejado e não houve nenhum incidente. “Agora, é cuidar da Flamboyant e o Parque Ambiental Encantos do Sul fará isso muito bem. Esta conservação contínua irá perdurar por, no mínimo, 30 dias (adubação, terra preparada e água).
Ponte Stélio Cascaes Boabaid
A travessia terá 200 metros de extensão e 24 de largura com pista dupla, ciclovia e passarela. A estrutura será construída sobre o rio Tubarão, nas proximidades de onde há a linha férrea, entre a avenida Paulo Santos Mello, em Capivari de Baixo, e a avenida Marcolino Martins Cabral, em Tubarão.
Novo anel viário
A Prefeitura de Capivari de Baixo deve iniciar, em breve, a revisão do planejamento urbano no entorno da cabeceira da ponte, no bairro Santo André (avenida Paulo Santos Mello). A intenção do prefeito, Dr. Vicente Corrêa Costa, é criar um novo anel viário de acesso à região central da cidade e à BR-101, deixando o trânsito com ainda mais fluidez e segurança.
A CCR ViaCosteira, concessionária responsável pelo trecho Sul da rodovia federal, vai construir uma ponte na marginal da BR-101, possibilitando mais um canal de trafegabilidade (via avenida Paulo Mello) aos capivarienses e tubaronenses nas proximidades da Stélio Boabaid.