Servidores da Saúde participam de capacitação sobre Dengue

A Prefeitura de Capivari de Baixo proporcionou, na manhã desta sexta-feira (29), uma capacitação sobre Dengue, sem ônus, a cerca de 70 servidores da Secretaria Municipal da Saúde. O grupo, formado por agentes comunitárias, enfermeiras e agentes de endemias, teve noções de fiscalização e atendimento preventivo.

 

Este foi o pontapé inicial de uma força-tarefa do Executivo de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. O foco, de acordo com o secretário da Pasta, Everson Martins, é seguir com a intensificação dos trabalhos e o preparo do maior número possível de profissionais da Secretaria, para atuação conjunta com as profissionais de endemias.

 

“Há uma epidemia de Dengue em várias cidades de Santa Catarina, inclusive com mortes e pacientes com fortes sintomas da doença. Queremos manter Capivari de Baixo fora desta lista”, pretende Everson. Ele complementa que, para isso, é necessário que toda comunidade participe, não deixando entulhos e resíduos no tempo (sem uma cobertura), como pneus, latas e garrafas. “Nada que possa acumular água da chuva deve ficar exposto. Há muitas larvas até mesmo nos vasinhos de plantas que temos espalhados pelo jardim. Se cada um fizer a sua parte hoje, podemos evitar problemas mais delicados no futuro”, orienta o gestor público.

 

Nesta força-tarefa, já foi definido o Plano de Manejo do paciente suspeito de Dengue, além da realização do dia D de Conscientização e Combate ao Mosquito Aedes aegypti, que ocorre neste sábado (30), nas imediações do Ginásio Juan Manuel dos Santos. “Já estamos realizando ações de fiscalização em empresas e até mesmo com a utilização de drone em áreas de difícil acesso”, informa Everson.

 

Capacitadora gabaritada

A coordenadora de Zoonoses da Regional de Saúde de Tubarão, Sabrina Fernandes Cardoso, foi a capacitadora desta sexta. Um resumo da técnica a ser utilizada neste tipo de ação e epidemia foi compartilhado com os servidores capivarienses.

 

Sabrina é mestra em Biologia Celular e do Desenvolvimento pela Ufsc, e doutoranda na mesma área. É bióloga do quadro permanente da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina e professora na área na Secretaria do Estado de Educação de Santa Catarina. Tem experiência em Controle de Vetores, Zoonoses, Epidemiologia, Entomologia médica, Saúde Pública e Educação.

 

Perigo!

O mosquito Aedes aegypti é o vetor de diversas doenças causadas por vírus, como Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela. Ao picar uma pessoa doente, o mosquito é infectado e pode transmitir a enfermidade a uma pessoa sadia.