Grupo inicia organização da Semana Municipal do Meio Ambiente

A pauta de uma reunião extraordinária do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema) nesta quinta-feira (28), no Parque Encantos do Sul, foi a Semana Municipal do Meio Ambiente (de 1º a 8 de junho). Além de membros do Conselho, o tema foi discutido por uma comitiva formada por representantes da Prefeitura de Capivari de Baixo, Diamante Energia, Parque, Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), Consórcio Saneamento Capivari, Polícia Militar Ambiental (PMA) e empresários ligados à área.

 

Foi o primeiro encontro visando parceiria da ação de junho. Várias propostas foram levantadas. É possível que haja uma série de atividades alusivas voltadas a estudantes de escolas públicas da cidade.

 

“Nossa intenção é envolver a comunidade capivariense. A educação ambiental é constante, esta data serve para que possamos nos atentar no que podemos melhorar nesta questão de preservação e, principalmente, de reutilização em nosso dia a dia”, resume a presidente do Comdema, Renata Porto Morais. Ela informa que haverá, já nos próximos dias, outra reunião, e que entidades como o Ceaca, Igreja Católica, Igreja A Verdade que Liberta, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal também poderão participar. “Quanto mais forças tivermos neste momento, mais completa e atrativa será a Semana Municipal do Meio Ambiente”, agrega Renata.

 

A turma que será composta, nos próximos dias, de Protetores Ambientais da PMA, também deverá apoiar nas ações. Um grande evento no dia 5 de junho (Dia Mundial do Meio Ambiente), deverá atrair bom público ao Parque. Não há nada definido ainda. O cronograma deverá ser divulgado ao longo das próximas três semanas.

 

Curiosidade

Em 5 de junho de 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU) realizou um dos eventos mais importantes sobre meio ambiente no século passado, em Estocolmo, na Suécia. Uma conferência discutia o futuro ecológico do planeta. Na ocasião, foi instituído o “Dia Mundial do Meio Ambiente”.

 

Uma Só Terra

O evento deste ano terá a Suécia como anfitriã e o tema “Uma Só Terra”, com foco na “vida sustentável em harmonia com a natureza”.

 

Pnuma mudanças climáticas

O relatório Relatório Fronteiras 2022, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), aponta riscos e temas de preocupação relacionados ao meio ambiente e desequilíbrios ambientais globais com possíveis impactos negativos para a humanidade.

 

O relatório do Pnuma indica que as mudanças climáticas estão impactando diretamente os ciclos de vida de plantas e animais, levando estas a reagir a alterações em condições ambientais. Eventuais mudanças afetam, por exemplo, quando plantas crescem, geram flores e frutos, obtêm a polinização e encaminham os procedimentos de seu ciclo de vida.

 

A preocupação, alertam os autores do estudo, é que nem sempre as espécies se adaptam da mesma forma e no mesmo ritmo, o que pode ampliar os desequilíbrios. Determinadas espécies de plantas podem mudar seu ciclo, entrando em desajuste com animais herbívoros, dificultando as formas de alimentação destes.

 

Essas mudanças também podem trazer consequências para a produção de alimentos e para a captura e processamento de animais com fins alimentares.

 

Capivari de Baixo é pioneiro na região em compostagem de resíduos

Seguindo um dos eixos programados na Campanha Cidade Limpa, um programa contínuo colocado em prática pela Prefeitura em fevereiro de 2021, traz uma série de benfeitorias adotadas pelo poder público em relação à preservação ecológica. Mas a participação da sociedade e iniciativa privada é de fundamental importância para que a sintonia e sincronia entre homem e o seu meio ambiente.

 

E, desde o último mês de novembro, o Executivo realiza o processo de compostagem. Uma ação complexa e que requer trabalho em equipe desde a limpeza de canteiros centrais, praças e calçadas, até a o processamento do material, como folhas secas, podas e cascas de árvores, restos de alimentos, dentre outros.

 

As empresas credenciadas pelo município, Sanitary (limpeza, mutirões e recolhimento), Higienelar (armazenamento e transporte) e Composul (compostagem), atuam no eixo.]

 

Diferença entre compostagem e reciclagem

A compostagem é uma técnica que transforma os restos orgânicos (sobras de frutas e legumes e alimentos em geral, podas de jardim, trapos de tecido, serragem, etc.) em adubo. Já a reciclagem é ideal para os outros tipos de resíduos e resulta no reaproveitamento das sobras.

 

A compostagem também é conhecida como o processo de reciclagem do lixo orgânico, transforma a matéria orgânica encontrada no lixo em adubo natural, que pode ser usado na agricultura, em jardins e plantas, substituindo o uso de produtos químicos. O processo também contribui para a redução do aquecimento global.