Alunos do 5º ao 9º ano da Escola Santo André produzem informativo

O Projeto Textos e Contextos, desenvolvido por professores do 5º ao 9º ano da Escola Santo André, em Capivari de Baixo, que utilizam o jornal como ferramenta didática em sala de aula, rendeu a publicação da edição número 1 do E.S.A. Notícias, um informativo escrito por estudantes e que teve grande participação da comunidade escolar.

 

A Comissão de Imprensa traz como design gráfica a própria diretora da unidade, Cláudia da Rosa Nascimento Lopes. A revisora foi a professora de Língua Portuguesa, Margarete S. Martins Bressan (coordenadora do projeto e incentivadora).

 

Pelo menos 14 estudantes participaram ativamente das redações e foram responsáveis pelas matérias. Dentre as pautas, vários assuntos factuais, como o recente aniversário da Escola – 7 de abril -; e uma saída de campo dos alunos do 8º ano ao Museu da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Porto Alegre (RS) – 14 de abril.

 

Os jornalistas mirins ainda emplacaram reportagens sobre o concurso da escolha do logotipo da Santo André; e a funcionária homenageada do mês; além das colunas Receitinha Legal; e Socializando, que nesta edição trouxe um resumo da história do aluno venezuelano Isaac David Ortega Amparo, e um trecho, em espanhol, do que ele mais gosta no Brasil (com tradução). A escola concentra hoje o maior número de estudantes estrangeiros atendidos no município. São 29, todos imigrantes da Venezuela.

 

Para a diretora, este é um projeto que contextualiza as práticas de leitura e escrita a partir do trabalho com jornal em sala de aula. “Com isso, vai muito além dos nossos muros, estreitando a relação escola, família e comunidade”, envolve Cláudia.

 

A educadora e vice-prefeita, Márcia Roberg Cargnin, recebeu, nesta segunda-feira (25), o Informativo das mãos dos alunos escritores. “Foi uma didática que acabou criando asas e despertando imaginações. Parabéns a todos que participaram”, reconhece a gestora pública.

 

A secretária municipal da Educação, Marinélia Bonelli Fernandes, reforça as gratulações e destaca a importância deste tipo de projeto. “Quero agradecer pelo carinho dos servidores e estudantes. O E.S.A. Notícias ficou lindo e muito foi muito bem produzido”, conclui.

 

Curiosidade

Em 2014, a Venezuela entrou em recessão econômica e, em 2015, a taxa de inflação havia atingido o valor mais elevado da história do país. O governo atribui a crise não somente à queda dos preços do petróleo, mas também ao boicote externo.

 

A falta de emprego e de recursos básicos para a sobrevivência resultou em uma situação de miséria, fome, agravamento de doenças e violência. Por causa disso, milhares de venezuelanos começaram a migrar para outras regiões à procura de melhores condições de vida e oportunidades de emprego, a maioria dos imigrantes procura o Brasil.