Campanha de Vacinação contra a Gripe e Sarampo inicia nesta segunda (4)

A Prefeitura de Capivari de Baixo aderiu às campanhas de vacinação contra a Gripe e Sarampo, incentivadas pelo Ministério da Saúde (MS). Milhões de brasileiros já podem procurar os postos com sala de vacina a partir desta segunda-feira (4). Atenção, pais, a imunização contra o sarampo para as crianças começa somente em maio.

 

A programação na cidade termelétrica foi definida nesta sexta (1º), pela equipe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). No país, a meta é imunizar cerca de 76,5 milhões de pessoas, somente com a proteção da Influenza, até o dia 3 de junho, data prevista para encerramento desta campanha.  

 

Conforme o MS, 80 milhões de doses da vacina Influenza trivalente, produzidas pelo Instituto Butantan e eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B, estarão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). A primeira remessa já chegou a Capivari.

 

A SMS informa, de acordo com nota técnica, que os grupos prioritários são idosos, trabalhadores da saúde, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares, além dos trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros, ou seja, aqueles que trabalham nos serviços de saúde, mas que não estão prestando serviços diretos de assistência à saúde das pessoas. Cuidados de idosos e doulas/parteiras também são prioritários, além de estudantes da área da saúde que já prestam atendimento na área.

 

A segunda etapa da vacina contra a Gripe vai de 3 de maio a 3 de junho, e tem como público-alvo crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; membros de forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativa e pessoas privadas de liberdade.

 

Documentos necessários para vacinação da Influenza:

Idosos: Carteirinha de vacina; RG, CPF e Cartão do SUS.

 

Sarampo

De 4 de abril a 2 de maio: vacinação dos trabalhadores da saúde – juntamente com a primeira etapa da vacinação contra influenza. De 3 de maio a 3 de junho de 2022: campanha de seguimento contra o sarampo para crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) – juntamente com a segunda etapa da vacinação contra influenza.

 

Nesta estratégia, as duas vacinas – tríplice viral e influenza – serão ofertadas para administração no mesmo dia. A vacinação simultânea é uma atividade recomendada pelo Programa Nacional de Imunizações para redução de oportunidades perdidas na imunização.

 

Cronograma Capivari de Baixo

 

1ª ETAPA CAMPANHA:

INFLUENZA: IDOSOS COM 60 ANOS E MAIS, TRABALHADORES DA SAÚDE

SARAMPO: SOMENTE PARA TRABALHADORES DA SAÚDE

DATA: 04/04 a 30/04

LOCAL: ESF Três de Maio

Endereço: João Lucas de Medeiros, nº 443

HORÁRIO: 7h30h às 11h30 e das 13h15 às 15h30

VACINAS QUE SERÃO REALIZADAS: Vacinas de Rotina/ Campanha Sarampo e Influenza

 

DATA: 04/04 a 30/04

LOCAL: ESF Centro II

ENDEREÇO: Rua João Ernesto Ramos, 110, Centro.

HORÁRIO: 7h30h às 11h30 e das 13h15 às 15h30

VACINAS QUE SERÃO REALIZADAS: Vacinas de Rotina e Campanha Sarampo

 

DATA: 04/04 a 30/04

LOCAL: Vigilância Epidemiológica (Vigilância em Saúde)

ENDEREÇO: Rua João Ernesto Ramos, 110, Centro.

HORÁRIO: 7h30h às 11h30 e das 13h15 às 15h30

VACINAS QUE SERÃO REALIZADAS: Campanha Influenza e Covid-19

 

 

VACINAS ACAMADOS (PACIENTES RESTRITOS AO LEITO)

1ª ETAPA CAMPANHA

INFLUENZA: IDOSOS COM 60 ANOS E MAIS

QUARTA DOSE DA VACINA COVID-19: IDOSOS COM 80 ANOS E MAIS

Dias da semana: Segunda, quarta e sexta-feira no período da tarde

Data: 11/04 à 30/04

HORÁRIO: 13h15 às 15h30

VACINAS QUE SERÃO REALIZADAS: Campanha Influenza e Covid-19