Crianças de 10 a 12 anos comporão a Guarda Municipal Mirim de Capivari de Baixo

A Prefeitura de Capivari de Baixo deve colocar em prática, nos próximos 24 meses, três importantes projetos voltados à segurança pública. Um deles é a realocação da base da Guarda Municipal (GMCB) para uma moderna sede no Parque Ambiental Encantos do Sul, esta ação com ampla parceria da Diamente Energia e já pautada desde 2021. Outra questão é o trâmite de armamento, além da criação de lei que define seus integrantes como agentes de trânsito.

 

Em 2021, a corporação foi reaparelhada com a compra de coletes balísticos, uniformes, coturnos e outros equipamentos. Para envolver ainda mais a comunidade com o serviço e conhecimento adquirido pela equipe dos guardas por meio de cursos, capacitações e treinamentos ao longo dos últimos anos, um programa social será desenvolvido já a partir de 2022, o Guarda Municipal Mirim, voltado a crianças na faixa etária de 10 a 12 anos. Um dos critérios de seleção é ser aluno regular da rede de ensino pública (municipal ou estadual), compreendendo alunos de 5º e 6º anos.

 

Na manhã desta sexta-feira (25), em uma reunião coordenada pela prefeita em exercício, Márcia Roberg Cargnin, no Gabinete, com participação do presidente-suplente da Associação Jorge Lacerda (AJL), Luiz César Fernandes, do chefe da GMCB, Joares Barreto Pereira Junior, da secretária da Educação, Marinélia Fernandes, e do presidente da Câmara de Vereadores, Pedro Medeiros Camilo, foram definidos os próximos passos para a execução do programa, que tem até lema: “Formando cidadãos, servindo com cidadania!”.

 

De acordo com o secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Segurança Pública, Adam Dutra Machado, que também esteve no encontro, o planejamento começou a ser desenvolvido em 2019, chegou a ser apreciado na Casa Legislativa local, mas, devido à pandemia, ficou em stand-by.

 

“Com esta ação, vamos acolher e formar crianças e adolescentes, tornando-os preparados, críticos, atentos, fiscalizadores, cientes de seus direitos, aumentando as suas chances de defesa, criando bloqueios e escudos contra a criminalidade, permitindo que multipliquem conhecimento e auxiliem amigos e parentes, além de atentar à dispensa de vínculos com o que não é bem-vindo à saúde física e mental”, detalha Adam. O programa tem duração de dois anos por turma.