Protetoras recebem carteirinhas durante 1ª Roda de Conversa do Dep. do Bem-Estar Animal
A Prefeitura de Capivari de Baixo iniciou, no ano passado, um amplo programa de controle de zoonoses e da população de animais de rua, principalmente de cães e gatos. Na última quinta-feira (17), o Executivo organizou, em parceria com a vereadora Heloisa Cardoso, a 1ª Roda de Conversa do Departamento do Bem-Estar Animal, que ocorreu no Centro de Convivência da Terceira Idade.
Na ocasião, 25 carteirinhas foram distribuídas às protetoras do município, facilitando o encaminhando às castrações e ao banco de ração, este último um projeto que será implantado nas próximas semanas.
Nadia Tasso Lima, parlamentar em Laguna, uma das mais experientes defensoras da causa animal e um dos principais nomes na criação de políticas públicas e leis efetivas no avanço desta bandeira, participou do encontro, que também contou com a presença da vice-prefeita Márcia Roberg Cargnin. Os secretários municipais da Saúde, Everson Martins, e o de Desenvolvimento Social, Valtemir Aguiar Feliciano, o Temica, também prestigiaram o evento.
“Controlar a população de animais de rua é dever do poder público. A colaboração das protetoras nesses casos tem surtido efeito positivo nos últimos anos. Essas carteirinhas são uma maneira de identificá-las com mais agilidade e dão fluidez ao exímio serviço voluntário prestado por cada uma”, reconhece o coordenador do Núcleo, Rodrigo Dandolini.
“É importante compartilharmos esse momento com pessoas tão especiais como as protetoras e simpatizantes da causa. Essa turma faz a diferença por aqui, como a nossa convidada, a Nadia, fez e segue fazendo em Laguna. Na roda de conversa, ouvimos os problemas enfrentados diariamente pelas protetoras, assim como suas sugestões para o melhor funcionamento do Departamento. É um trabalho conjunto dos poderes Legislativo e Executivo”, envolve Heloisa.
O Bem-Estar Animal de Capivari atende o público na Central do Cidadão, na rua Tarcísio Vilela, 583, e também pelo telefone (48) 3623-4002. Quase 200 castrações já foram encaminhadas neste ano. Em 2021, cerca de 400 animais domésticos e de rua passaram pelo procedimento de controle de natalidade imposto pelo poder público. O foco é evitar, por exemplo, a proliferação de doenças, como a conhecida toxoplasmose, uma infecção causada por um protozoário encontrado nas fezes de gatos e outros felinos.