Prefeitura conclui pavimentação asfáltica do trecho 1 da rua Rafael Luciano
Os grandes projetos de 2022, apresentados pela Prefeitura de Capivari de Baixo, no fim do ano passado, na prestação de contas feita durante evento aberto ao público no Parque Ambiental, seguem saindo do papel e beneficiando os cidadãos.
Nesta semana, moradores do bairro Três de Maio foram contemplados com uma obra reivindicada há anos, a pavimentação da rua Rafael Luciano. O trecho 1 (cerca de 250 metros) já ganhou asfalto e saneamento básico completo. Os trabalhos não param por aí. Operários da empresa vencedora da licitação, a Alfa, seguem no local para a construção das calçadas de acessibilidade, meio-fio e aplicação das sinalizações horizontal e vertical.
A camada de asfalto quente já foi compactada e a via já está liberada para o tráfego. A obra traz, de acordo com Adam Dutra Machado, secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Segurança Pública, mais qualidade de vida a dezenas de moradores. Ele explica que o saneamento básico de todas as casas deste trecho foi realizado, resultando no tratamento adequado do esgoto e bom fluxo da água pluvial. “A rede de drenagem foi toda trocada, evitando alagamentos em toda esta região da Rafael Luciano”, garante o secretário.
Ele emenda informando que, já a partir do próximo mês, será aberta a licitação para pavimentar um novo trecho desta via, além de toda extensão das ruas Rodinei Liberato Corrêa e Emílio Honorato da Silva. Para completar o planejamento no bairro na área de infraestrutura, o ponto ainda de estrada de chão da Rafael Luciano, da esquina com a rua João Paulo I em direção Sul, também será asfaltado (cerca de 350 metros).
Para o morador Antonio Baldoino, o asfalto era um sonho de 25 anos. “Quando me mudei para o bairro, esta região era um banhado, com pouca ou nenhuma infraestrutura. Agora, com esta pavimentação e praticamente todas as casas escrituradas, como a minha, além da instalação de creche, posto de saúde e outros espaços básicos necessários, temos a certeza que somos vistos com atenção pelo poder público. Agradeço muito pela obra”, sucinta Atonio, que frisa: “Tenho fotos e vídeos de quando vim para cá. Fui documentando o desenvolvimento ao longo dos anos. Tenho orgulho de morar no Três de Maio”, exalta.
Na visão de outra moradora, Renata da Silva, que reside há 20 anos na rua Rafael Luciano, o mais importante, além do asfalto, é o tratamento adequado ao esgoto das casas. “Eles já fizeram todas as ligações devidas. Isso nos traz mais tranquilidade de que estamos em uma área salubre. Aqui é uma via de muit movimento de ônibus escolares, de coletivos de linha municipal e de alguns caminhões. Era muita poeira nos dias de sol e lama e cheias durante as chuvas. Agora muda tudo, traz-nos mais conforto, valorização e saúde, que é o principal”, agrega.