PA 24h de Capivari de Baixo pode ter aporte do Estado e se tornar regional
A reabertura do Pronto Atendimento (PA) 24h em Capivari de Baixo pode ganhar um parceiro de peso: o governo do Estado. Caso as tratativas prossigam, o local poderá receber até cirurgias eletivas, já que tem inclusive um centro cirúrgico à disposição, além de ampliações da estrutura física.
O projeto de incorporar o Executivo catarinense teve iniciativa nesta quinta-feira (17), na capital barriga-verde, após reunião entre uma comitiva capivariense e o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, que virá ao município nas próximas semanas para uma vistoria. Hoje, o PA já atende inclusive pacientes de cidades próximas, como Pescaria Brava, Laguna, Gravatal e Tubarão, além de centenas de capivarienses por mês. Somente em 2021, conforme relatório, foram 11.250 atendimentos.
“Caso a parceria seja formalizada, poderemos até estender esta abrangência, tornando o PA um instrumento regional. Já temos dados positivos hoje de que entre 90 e 95% dos pacientes não precisam ser encaminhados ou transferidos a outras unidades clínicas, como o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão. Todos irão ganhar, principalmente os moradores de Capivari de Baixo”, prevê o secretário municipal da Saúde, Everson Martins.
Ele garante que o 24h sairá do papel de um jeito ou de outro. “Esta foi a grande missão que o prefeito, Dr. Vicente Corrêa Costa, deu-me quando assumi a Pasta. E a Gestão vai cumprir! Esta parceria com o Estado seria uma forma de fortalecer o espaço, já que o governo está em busca de pontos específicos que possam servir para estender os serviços de urgência e emergência em Santa Catarina”, aponta.
Na vistoria de André, se o PA não estiver de acordo com a necessidade do governo do Estado, aí o município irá definir outras propostas viáveis para reativar o PA 24h. Hoje, o local atende de segunda a sexta-feira das 18h às 24h, e as ESFs abrem de segunda a sexta das 7h às 12h e das 13h às 16h.
“Estamos trabalhando muito e melhorando a saúde a cada dia da nossa cidade”, aponta Everson. Ainda em Florianópolis, a comitiva capivariense participou de reunião com a Superintendência de Vigilância em Saúde de Santa Catarina, juntamente com as diretorias de Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e Laboratório Central (Lacen).